Canção amiga

Matemática em tudo

Trabalhos desenvolvidos por alunos da educação básica, profissional e tecnológica podem ser inscritos, até o próximo dia 16, na Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que será realizada de 23 a 26 de outubro, no campus Pampulha. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por duplas de alunos, sob a orientação de um professor, em link ­disponível na página http://museu.cp.ufmg.br. A quinta edição do evento vai integrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema A matemática está em tudo.

Projeto realizado pelo Centro Pedagógico da UFMG, a Febrat visa ao estabelecimento de parcerias entre as instituições federais de ensino superior, as escolas técnicas e os colégios de aplicação. Além de visitar a exposição dos trabalhos selecionados para a Feira e o Museu Itinerante Ponto UFMG, os alunos poderão participar de oficinas e outras atividades pedagógicas.

Apoio financeiro a eventos

Foi divulgado no fim de junho o resultado da Chamada ICA/UFMG nº 001/2017, de apoio a atividades culturais e esportivas no campus da UFMG em Montes Claros, lançada durante as comemorações dos 41 anos do Instituto de Ciências Agrárias. Das 30 propostas apresentadas por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, 13 foram contempladas, sendo três propostas com valor entre

R$ 2,5 mil e R$ 5 mil – de autoria de servidores da UFMG – e dez com valor de até R$ 2,5 mil – de professores, técnicos ou estudantes. Entre as atividades contempladas, estão a 1ª Feira da diversidade, Ioga integral no campus, Exposição trajetória histórico-cultural da agricultura norte-mineira, Mostra cultural de povos indígenas e o já tradicional Campeonato de futsal Campus Montes Claros (UFMG), para homens e mulheres, que chega a sua 18ª edição. O resultado da chamada

está disponível no endereço http://bit.ly/2tp4HL8.

Myrmecophaga tridactyla – técnica: lápis de cor sobre papel, 2015
Myrmecophaga tridactyla – técnica: lápis de cor sobre papel, 2015 Enaile D. Siffert

Ilustração científica

Oficinas de técnicas básicas de desenho utilizadas na ilustração botânica e zoológica, a história e os principais temas da ilustração científica compõem a programação do Workshop de Ilustração Científica Biológica, que o Centro de Coleções Taxonômicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) vai promover de 17 a 21 deste mês. As inscrições terminam no próximo dia 10 e devem ser feitas no endereço http://bit.ly/2tS39pQ. Destinado a estudantes, professores e profissionais das áreas de biologia, comunicação, artes plásticas e visuais, a atividade requer investimento de R$ 300.

Curso de chinês

Até o próximo dia 10 estão abertas as inscrições para o curso de férias de língua chinesa que o Instituto Confúcio vai oferecer de 10 a 26 deste mês, com turmas divididas nos níveis Básico I, Básico II e Intermediário I. As inscrições devem ser feitas no site http://bit.ly/2sd4Vol, onde há mais informações sobre preços, pré-requisitos e locais das aulas.

Aversão à escola

Mecanismos cognitivos, comportamentais, neurais e evolucionários que podem explicar as razões pelas quais a escola é aversiva a um número crescente de crianças e jovens serão abordados em curso destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação e a profissionais de psicologia e das áreas de saúde e educação.

Organizado pelo professor Vitor Geraldi Haase, coordenador do Laboratório de Neuro­psicologia do Desenvolvimento do Departamento de Psicologia, o curso de 20 horas, com aulas de 10 a 13 de julho, é composto de um módulo teórico e dois práticos, opcionais: Avaliação neuropsicológica e Treinamento de pais.

As inscrições se encerram em 10 de julho e devem ser feitas na internet: http://bit.ly/2tfFzWa. O curso Por que os alunos não gostam da escola? contribuições das ciências cognitivas será ministrado pelo professor Vitor Haase e terá como palestrantes convidadas as psicólogas Lívia de Fátima Silva Oliveira, Maria Isabel dos Santos Pinheiro e Flávia Neves Almeida.

Bolsas para extensão

Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFMG, em efetivo exercício, podem apresentar, até 1º de setembro, propostas de programas ou projetos de extensão para concorrer a bolsas no âmbito de edital de fomento. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Fomento de Extensão, de acordo com as orientações de preenchimento.

As propostas devem atender aos conceitos estabelecidos na Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU). O objetivo da chamada é estimular a participação dos estudantes nas ações de extensão, contribuir para a formação acadêmica e fomentar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.

O edital prevê duas modalidades de bolsas: uma destinada a estudantes de graduação participantes de ações de extensão e outra (Pbext Ação Afirmativa) exclusiva para alunos classificados socioeconomicamente pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (níveis I a III) e discentes que ingressaram na UFMG por sistema de bônus ou cotas. É possível solicitar bolsas em ambas as categorias.