Câncer e biomateriais: novas rotas

Comunicação organizacional
De 7 a 9 de novembro, a UFMG vai receber a quarta edição do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional, que comemora os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, documento do qual o Brasil é signatário. De acordo com os organizadores, “a recuperação desse evento histórico articulado à conjuntura político-econômica e social do país impõe reflexões sobre práticas comunicacionais nas organizações que contribuem para a promoção da dignidade humana e para o amadurecimento da democracia”.

As inscrições seguem até o dia 6, pela internet. Realizado por meio de parceria entre a UFMG e a PUC Minas, o seminário será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. A programação inclui conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho. Mais informações podem ser obtidas na página do evento.

Minho e Minas
As relações existentes entre as artes, a arquitetura e o patrimônio da região Norte de Portugal (o Minho) e Minas Gerais serão abordadas em conferência que será realizada nos dias 9 e 10 de novembro na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Organizado com apoio da UFSJ e da UFMG, o evento inclui em sua programação conferências e visitas guiadas.

Nesta primeira edição da Conferência de pesquisas interdisciplinares em história da arte, arquitetura e patrimônio: um ­diálogo entre o Minho e Minas Gerais serão discutidos temas alusivos a artistas, entalhadores, arquitetos e mestres de obras, como Francisco de Lima Cerqueira, do Norte ­português, que atuou na construção de igrejas e outras edificações em Minas, e ­Antônio Francisco Lisboa, o ­Aleijadinho, considerado o mestre do período rococó. Os diálogos procuram evidenciar a relevância da preservação do patrimônio, incluindo o casario tradicional remanescente. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail conferencia.minho.minas@gmail.com. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Moodle no celular

Aplicativo Moodle no Celular
Júlia Duarte/UFMG

Ferramenta de apoio às atividades de educação a distância em cursos presenciais e semipresenciais da UFMG, o Moodle agora pode ser acessado também por meio de dispositivos móveis. O aplicativo está disponível para os sistemas AndroidiOS. As instruções necessárias para configuração e utilização do aplicativo estão publicadas no Catálogo de Serviços da Diretoria de Tecnologia da Informação.

O aplicativo oficial do sistema, que é hoje a principal plataforma de educação a distância no mundo, foi desenvolvido e é mantido pela Moodle HQ, empresa sediada na Austrália. Alguns dos recursos oferecidos pelo aplicativo são a possibilidade de fazer download do conteúdo de cursos para navegação offline, de executar upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos, de receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos e de fazer e visualizar notas dos cursos e turmas lançadas na plataforma.

Comissões universitárias
A comunidade universitária vai eleger, em novembro, representantes para cinco instâncias: Conselho de Curadores, Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e Comissão Interna de Supervisão (CIS).

As eleições ocorrerão no dia 28 de novembro, em todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFMG, das 9h às 17h. Excepcionalmente, no Hospital das Clínicas, também haverá votação no dia 27 de novembro, das 6h30 às 19h30. Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro, às 16h.

Colônia de férias
Estão abertas, até 1º de novembro, as inscrições de participantes veteranos para a 17ª Colônia de Férias do programa PET – Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para os novatos, o período de inscrições vai de 5 a 14 de novembro. As atividades serão realizadas de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019, no campus Pampulha e no Centro Esportivo Universitário (CEU).

O evento é destinado a alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados da UFMG, e também a seus filhos. A programação inclui jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7435 ou pelo e-mail pet.efelazer@gmail.com.

Software premiado
Uma tecnologia inovadora para simulação de cenários para embasar decisões estratégicas na área de mineração, desenvolvida pelos ex-alunos da UFMG Alexandre Marinho e Fabrício Ceolin, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Desafios Técnicos e Soluções de Mineração MineTech deste ano, realizado em Moscou, durante o 14º Fórum de Exploração e Mineração da Rússia, Minex Russia 2018, no início de outubro.

Baseado em técnicas modernas de programação, o software SimSched combina uma enorme quantidade de variáveis que vão desde aspectos geológicos até dados econômicos e restrições legais, ambientais e sociais, que possibilita uma análise sofisticada de cenários para a tomada de decisões na mineração. Alexandre Marinho é formado em matemática computacional e Fabrício Ceolin em ciência da computação, ambos pela UFMG.