Direto no alvo

Panorâmica

O Espaço do Conhecimento é o protagonista do programa Panorâmica, em edição que pode ser conferida no canal da TV UFMG no Youtube (http://bit.ly/2s6iylL). O programa exibe dois projetos desenvolvidos por núcleos do Espaço, além de vídeos, dois documentários e entrevistas.

Na primeira parte do programa, a série Universo de fora mostra as habilidades de personalidades em áreas diferentes daquelas em que atuam: a artista Yara Tupynambá conversa sobre a jardinagem, a atriz Thaís Garayp discorre sobre astrologia, e a blogueira Cris Guerra fala de sua relação com a psicologia.

Na segunda parte, o Panorâmica exibe uma série de vídeos produzidos sobre a atividade Contação de histórias nas cosmogonias, que integra a exposição Demasiado humano. Os vídeos trazem conhecimentos do saber tradicional de culturas como yorubá, maxacali, maia, judaico-cristã e grega.

Rede cegonha

A professora Kleyde Ventura de Souza, da Escola de Enfermagem, recebeu, no último dia 20, em Toronto, no Canadá, o Educational Awards 2016, da International Confederation of Midwives (ICM), pela proposta do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica (CEEO) – Rede Cegonha, que ela coordena. O prêmio foi entregue durante a 31ª edição do Congresso Trienal do ICM.

Financiado pelo Ministério da Saúde, o curso oferece 300 vagas por ano para profissionais do SUS e reúne 20 universidades federais de todas as regiões do Brasil, sob coordenação da UFMG.

Kleyde Ventura, que preside a Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo), destacou que o prêmio representa um incentivo para o desenvolvimento de proposta de apoio e qualificação de programas de formação em enfermagem obstétrica no Brasil. “Espera-se produzir conhecimento a partir dessa experiência de capacitação de enfermeiras e enfermeiros obstétricos, que tem como referencial a formação-intervenção, e as competências para o exercício da obstetrícia, proposta pela ICM como um dos seus pilares transversais”, disse a professora.

Montagem para sbpc

Montagem
Montagem Foca Lisboa/UFMG

Estão avançadas as obras de montagem, no campus Pampulha, das áreas expositivas da 69ª Reunião Anual da SBPC. O evento, o maior encontro da ciência no país, acontecerá de 16 a 22 de julho, na UFMG.

No gramado da Reitoria ficará a Expotec, que vai exibir a inovação e tecnologia que se pesquisa hoje no país.

A estrutura de 115 por 40 metros vai abrigar estandes como o do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e espaços para café literário e lançamento de livros.

Logo em frente, no gramado da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), ficará a SBPC Jovem, evento que vai trazer alunos e professores do ensino básico de todo o país. A estrutura de 75 por 30 metros vai receber atividades como a feira de ciências UFMG Jovem, estandes como o da Sociedade Astronômica Brasileira e o Museu Itinerante Ponto UFMG. Esses espaços serão abertos à visitação do público.

A programação completa pode ser acompanhada no site do evento (http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/).

Sbpc

Estudantes de baixa renda que contam com assistência estudantil da UFMG, por meio de política executada pela Fump, terão acesso gratuito à 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizado de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha. Os interessados podem se inscrever até 3 de julho no site da SBPC: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/. O nome do estudante assistido já consta do banco de dados do evento como participante com direito à gratuidade. A medida alcança os

estudantes classificados nos níveis 1, 2 e 3.

Blog 90 anos

Entrou no ar no último dia 19, o blog UFMG 90 anos (http://bit.ly/2swi2O8), produzido em parceria da UFMG com o Portal Uai, do grupo Diários Associados. O blog vai veicular, principalmente, conteúdo relativo às celebrações dos 90 anos da Universidade. Textos, fotografias e vídeos vão abordar a história da instituição e atividades da programação ­especial (http://bit.ly/2ryK8XY). Também serão publicados conteúdos jornalísticos relativos a pesquisas, projetos de extensão nas diversas áreas e atividades culturais.

A parceria foi estabelecida por termo de cooperação firmado pelo Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) e pelo Portal Uai, que não envolve recursos financeiros.

Assistência estudantil

Candidatos selecionados pela UFMG na primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, com entrada no segundo semestre e que já realizaram o registro acadêmico na internet, já podem solicitar acesso aos programas de alimentação, moradia, saúde e auxílio financeiro.

Os interessados devem preencher o questionário socioeconômico disponível eletronicamente e, na sequência, reunir os documentos solicitados para a realização da análise socioeconômica. A documentação pode ser entregue antes da data da matrícula presencial, no setor de atendimento na Sede da Fump, que fica na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Durante o período de realização da matrícula presencial, em julho, haverá espaço reservado para a assistência estudantil no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. Nele, os calouros poderão iniciar o processo de solicitação das bolsas ou entregar a documentação exigida para a análise socioeconômica.