Espaço das diferenças

Concurso UFMG
Termina, no próximo dia 12, o período de inscrições para concurso público da UFMG. O objetivo é preencher 58 vagas de cargos técnico-administrativos – 55 nas unidades de Belo Horizonte e três no campus regional de Montes Claros. As vagas são para nível superior, médio, técnico e fundamental.

O concurso terá vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A homologação dos resultados será feita em junho, antes do prazo mínimo anterior às eleições em que não é permitido nomear para cargos públicos.

O edital do concurso prevê provas práticas para os cargos de técnico em audiovisual, técnico em artes gráficas, técnico em mecânica e operador de máquinas agrícolas. Pessoas com deficiência poderão solicitar apoio para a realização das provas, como material escrito em braille e tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Candidatos cadastrados em programas sociais do governo federal podem requerer isenção de taxa de inscrição. O edital e outras informações estão disponíveis na página de concursos da UFMG.

Feira do Livro
Em março será realizada mais uma edição da sempre aguardada Feira Universitária do Livro da UFMG, organizada pela Editora UFMG. Nos dias 20, 21 e 22, a Praça de Serviços do campus Pampulha abrigará estandes de 29 das principais editoras do país, que venderão seus títulos com descontos a partir de 40%, incluindo lançamentos.

Estarão representadas as editoras Autêntica, Boitempo, C/Arte, Companhia das Letras, Ciranda Cultural, Contexto, Contraponto, Cortez, Editora 34, Edusp, Expressão Popular, Ideias & Letras, Fundação João Pinheiro, Lexicon, L&PM, Martin Claret, Mazza, Oficina de Texto, Piaget, PUC Minas, Relicário, Revan, Senac, Sesc, Editora UFMG, UFPR, Unesp, Unicamp e Zahar.

Neste ano, o evento contará com programação cultural específica. Haverá oficinas para crianças, shows, sorteio de brindes e lançamentos de livros. São esperadas cerca de 10 mil pessoas nos três dias de feira. Aberta ao público amplo, a 9ª Feira Universitária do Livro da UFMG funcionará das 9h às 19h.

Perfil estudantil

Perfil do corpo discente
Está disponível, no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o formulário da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados coletados vão apresentar um panorama do corpo discente das instituições e gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas destinadas a atender demandas em áreas como assistência estudantil. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace).

Dirigentes das duas entidades ressaltam que os indicadores gerados pela pesquisa ajudam a elevar a eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais, subsidiam estudos diversos e a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, pronta a garantir a permanência dos discentes beneficiados pelas ações de assistência estudantil.

Testes de força
O Laboratório de Performance Humana (LPH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), realiza testes de força e desempenho muscular com foco na preparação para exames de aptidão física exigidos em concursos públicos. O serviço possibilita detectar fraquezas e assimetrias musculares por meio de quatro tipos de avaliação.

Coordenado pelo professor Renan Alves, o LPH conta com equipamentos que favorecem a avaliação de variáveis relacionadas à função neuromuscular, postura e equilíbrio dinâmico. O laboratório, que também atende atletas, reúne equipe de fisioterapeutas, mestres e doutores com vasta experiência na avaliação da função muscular. Mais informações sobre os serviços prestados pelo laboratório podem ser obtidas pelo e-mail performance.ufmg@gmail.com e pelo telefone (31) 97556-6438.

Filosofia na Praça
Estão abertas as inscrições para a nova edição do projeto Filosofia na Praça, que oferece cursos de extensão de filosofia, abertos ao público. Os módulos são ­independentes, mas interconectados por um tema específico: O corpo como questão filosófica. A inscrição pode ser feita através deste link.

O primeiro módulo – Helena, espartana-troiana: quando o lógos se faz corpo – será ministrado pela professora Maria Cecília de Miranda Coelho, da UFMG, nos dias 14, 21 e 28 de março e 4 de abril. A professora Telma Birchal, também da UFMG, vai apresentar o segundo módulo, O corpo nos ensaios de Montaigne, nos dias 11, 18 e 25 de abril e 2 de maio. Com o tema O corpo dos escritores, o terceiro módulo será ministrado pela professora Lúcia Castello Branco, da UFMG, nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio. Encerrando o semestre, a professora Débora Pazzetto Ferreira, do Cefet, vai abordar o tema Corpo e tecnologia, nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho.

As aulas estão agendadas para as quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade.