Esperança contra a colestase

Centro Pedagógico
Termina no dia 11 deste mês o período de inscrições, exclusivamente pela internet, no processo seletivo 2019 do Centro Pedagógico (CP), para ingresso no 1º ano do ensino fundamental. Há também vagas para o 4° ano, com seleção aberta até 16 de novembro. As informações completas podem ser encontradas na página do CP.

Vestibular de Habilidades
Termina nesta sexta-feira, 5, o prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição ao Vestibular de Habilidades UFMG 2019. Os editais referentes ao processo seletivo e à isenção estão disponíveis no site da Copeve. O Vestibular de Habilidades é aplicado aos candidatos dos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança – Licenciatura, Design de Moda, Música Bacharelado, Música Licenciatura e Teatro.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, de 7 de novembro a 14 de dezembro. Para concorrer às vagas, os candidatos deverão, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018.

Festival República da Coreia
Nos dias 4 e 5 de outubro, a Embaixada da República da Coreia no Brasil promove, no auditório da Reitoria, o Festival República da Coreia – Política, cultura e educação. O evento visa fortalecer os laços entre os dois países e difundir a cultura do país asiático.

A programação do festival é composta de palestras, exibição de filmes, apresentação artística, exposição de fotos e atividades culturais. No dia 4, às 11h30, o embaixador Chan Woo Kim ministrará palestra sobre a atual conjuntura da península coreana. À tarde, o Centro Educacional Coreano divulgará informações sobre educação e oportunidades de estudos. A UFMG mantém convênio com sete universidades sul-coreanas e envia anualmente alunos de diversas áreas para intercâmbio no país.

Comissão de saúde mental
A UFMG instituiu, por meio de portaria, a Comissão Permanente de Saúde Mental, que vai implantar medidas e acompanhar iniciativas diversas, segundo princípios e diretrizes definidos pelo relatório final da Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme).

Detalhe da identidade visual da Semana de Saúde Mental realizada no primeiro semestre Giovana Carraro | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida explica que a comissão é resultado de reflexões que vêm sendo feitas na Universidade nos últimos anos e tem o objetivo de se constituir em fórum permanente para a formulação de ações relacionadas à saúde mental, como a acolhida dos estudantes e servidores e a implementação de políticas.

“Temos consciência de que situações relacionadas à universidade podem contribuir para o adoecimento de pessoas com predisposição ou que já enfrentam outros problemas”, diz o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, presidente da comissão. “Estamos atentos e empenhados em construir as melhores soluções para essa questão, a começar pela melhoria da convivência na UFMG, sob todos os aspectos”, completa.

A política de saúde mental da UFMG segue princípios como os da Universidade inclusiva e solidária, do protagonismo das pessoas com experiência de sofrimento mental e do respeito à vida e aos valores éticos da convivência humana.

O tempo e a arte
Obras dos artistas Patricia Franca-Huchet, Nina Aragón, Gladston Costa e José Lara integram a exposição coletiva Tempo Outro Mesmo Tempo, aberta à visitação até 28 de outubro, no Centro Cultural UFMG, sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Os artistas propõem elaborar a noção de tempo por meio de suas práticas calcadas na subjetividade. Tempo histórico, tempo presente, tempo da erosão e do desgaste, tempo das narrativas, tempo do agora e tempo revolto foram as figuras escolhidas para a exposição.

Projetos de ensino no Lattes
Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos agora podem incluir, na aba “Projetos” do Currículo Lattes, suas contribuições para aperfeiçoar o ensino. A abrangência da plataforma, administrada pelo CNPq, foi ampliada com o objetivo de refletir a realidade das universidades, que está fundamentada na tríade ensino, pesquisa e extensão.

A construção do ensino por meio de projetos é parte das orientações metodológicas de várias áreas, pois propicia a educadores e pesquisadores estimular o engajamento dos alunos na produção de conhecimento escolar, formando professores mais reflexivos e estudantes mais questionadores, dispostos a investigar a realidade e a se envolverem mais diretamente no universo científico.

“A mudança constitui avanço importante para dar visibilidade às iniciativas de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos que propõem abordagens pedagógicas inovadoras no cotidiano do ensino universitário e não encontravam a mesma visibilidade reservada aos projetos de pesquisa e extensão”, opina a professora Maria José Flores, diretora de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).