Genética e Alcoolismo

Libras

Os serviços de intérprete e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), podem ser solicitados por meio de formulário eletrônico disponível no site.

O formulário foi planejado para padronizar a solicitação desses serviços, de forma a possibilitar o envio das principais informações das demandas à equipe de intérpretes. O NAI disponibiliza dois tipos de serviços à comunidade acadêmica: interpretação de eventos, palestras, aulas, defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses e dissertações e tradução de textos acadêmicos e outros materiais gravados em Libras.

O Núcleo também oferece suporte acadêmico para o percurso universitário dos alunos com deficiência. O órgão é responsável pela proposição, organização e coordenação de ações para assegurar as condições de acessibilidade necessárias ao ingresso, permanência, participação e autonomia de pessoas com deficiência no âmbito da instituição.

Bolsas Google

A UFMG é a instituição brasileira com maior número de projetos selecionados pelo Programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina, cujo resultado foi anunciado na semana passada, no Centro de Engenharia da empresa em Belo Horizonte. As cinco propostas formuladas no âmbito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) abordam temas que vão desde mecanismos de buscas para novo uso de antibiótico, até recomendação de tags, passando pela aplicação da chamada Mineração de zonas quentes no controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Ao todo, foram 24 projetos contemplados na América Latina, sendo 17 no Brasil. Depois da UFMG, a USP e a Unicamp aparecem com maior número de propostas premiadas (três, cada). Em Minas, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi outra instituição contemplada, com uma proposta aprovada.

Durante um ano, os professores e estudantes de pós-graduação vencedores receberão bolsas de estudo mensais para conduzir pesquisas pioneiras em áreas relacionadas à Ciência da Computação. A Google destinará US$ 600 mil aos premiados.

Semana do Conhecimento UFMG 2016

Está  no  ar  o  site da edição 2016 da Semana do Conhecimento, evento que será realizado de 17 a 21 de outubro, nos campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e Montes Claros.

Serão apresentados mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. Aberto ao público, o evento visa à construção de espaços de reflexão, ao compartilhamento de experiências, à difusão e à divulgação da produção acadêmica.

O tema da Semana, Cultivar vidas: ciência e sociedade, está em consonância com a abordagem da SemanaNacional de Ciência e Tecnologia, Ciência alimentando o Brasil.

Semana do Conhecimento 2016
Semana do Conhecimento 2016 UFMG

Ado Jorio na PRPq

O professor Ado Jorio de Vasconcelos, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), é o novo pró-reitor de Pesquisa, em substituição à professora Adelina Martha dos Reis, do ICB.

“Daremos continuidade a todos os excelentes projetos dessa Pró-reitoria e enfoque à estruturação dos laboratórios multiusuários”, afirma Jorio, que trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina.

Recentemente, Jorio foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo, em lista elaborada pela agência Thomson Reuters.

Concurso da UFMG

Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para concurso público da UFMG que vai preencher 111 vagas em unidades de Belo Horizonte, Diamantina, Montes Claros e Tiradentes. O edital contempla 38 cargos de técnico-administrativos em educação, como assistente em administração, auxiliar em enfermagem, farmacêutico e relações públicas. As inscrições podem ser feitas no site.

A possibilidade de uso do nome social por travestis e pessoas transexuais é uma novidade do concurso. Para isso, o candidato deve fazer o pedido no ato da inscrição, devendo apresentar também os documentos que motivam a solicitação. As provas serão aplicadas em 25 de setembro.

Simpósio farmacêutico

A Faculdade de Farmácia e o Diretório Acadêmico (DA) da Unidade realizarão, de 22 a 26 de agosto, o 35º Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos (SAEF). O evento contará com cursos, palestras e mesas-redondas que abordarão a profissão na contemporaneidade.

Entre os cursos programados, estão Controle de qualidade de radiofármacos, Circuito de perícia criminal e Buscas estratégicas em bases de dados. As palestras abordarão temas como Bioinformática, Futuro profissional e mercado de trabalho, A relevância do farmacêutico hospitalar e As perspectivas de mercado na indústria.

O evento será realizado na Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas no site.