Não há de ser inutilmente

Bandejões nas férias

Até 31 de janeiro, os Restaurantes Universitários (RUs) terão horários especiais de funcionamento. No campus Pampulha, o RU Setorial II está funcionando de segunda a sexta-feira, servindo somente almoço, das 11h às 14h. O Setorial I está fechado, e o bandejão da Faculdade de Direito serve apenas almoço, das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Em Montes Claros, também até 31 de janeiro, o RU ICA serve apenas almoço, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30. Durante o período de férias, nenhum restaurante universitário abre aos sábados. O RU do campus Saúde está fechado para substituição do piso e das redes de água e gás da área de produção.

Hospital premiado

Com 405,72 pontos em 500 possíveis, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, conquistou a certificação nível ouro no Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar (PAQH), do Ministério da Saúde.

A avaliação, realizada nos dois últimos anos, envolve critérios como a relação com a sociedade e todos os procedimentos administrativos, assistenciais, logísticos e técnicos. O hospital foi avaliado em três etapas, duas das quais em 2016. Os representantes do Ministério também promoveram, ao longo do período, palestras e outras intervenções de orientação aos profissionais do Hospital.

Residência no Ieat

Até 20 de março, docentes da UFMG – em exercício, eméritos ou aposentados que desenvolvam atividade como voluntários na UFMG – podem se candidatar a uma das seis vagas do programa Professor ­Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat). Os ­pesquisadores selecionados desenvolverão, durante um ano, seus projetos de pesquisa de caráter avançado e transdisciplinar, mediados pelo apoio logístico oferecido pela secretaria do Instituto.

Entre as atividades do projeto apresentado, o residente deve ministrar seminários, conferências, palestras ou cursos de curta duração, interagir com outros grupos de pesquisa e pesquisadores, apresentar relatório e produtos concernentes ao seu período de residência, no período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

As submissões serão recebidas pelo ­e-mail editais@ieat.ufmg.br, e os resultados, divulgados no dia 7 de maio.

Integrantes do Colégio Eleitoral reuniram-se na Sala de Sessões do prédio da Reitoria Marcílio Lana / UFMG

Listas tríplices para o Reitorado

Formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores, o Colégio Eleitoral reuniu-se no dia 12 de dezembro e definiu a lista tríplice para escolha do novo Reitorado da UFMG. A lista para o cargo de reitor é encabeçada pela professora Sandra Goulart Almeida e foi completada pelas professoras Maria Márcia Magela Machado, diretora do IGC, e Graciela Ravetti de Gómez, diretora da Faculdade de Letras.

O Colégio Eleitoral também elaborou a lista tríplice para o cargo de vice-reitor. Ela é encabeçada pelo professor Alessandro Fernandes Moreira, diretor da Escola de Engenharia e companheiro de chapa de Sandra Goulart Almeida, e foi completada pelos professores Walmir Matos Caminhas, da Escola de Engenharia, e Maurício Campomori, diretor da Escola de Arquitetura.

A lista para o principal cargo de gestão na Universidade é encaminhada ao Ministério da Educação. Cabe ao presidente da República escolher a dirigente que vai comandar a UFMG no período 2018-2022. Já a lista de vice-reitor é entregue pelo Colégio Eleitoral à reitora nomeada, que vai referendar o nome que a encabeça.

Sandra e Alessandro compuseram a chapa 2 (UFMG Pública e Diversa), que obteve 65,67% dos votos ponderados no segundo turno da consulta realizado nos dias 21 e 22 de novembro. Eles concorreram com a chapa 1, formada por Renato de Lima Santos (reitor) e Carmela Polito Braga (vice).

Direito e justiça

O Programa de Pós-graduação em Direito está com inscrições abertas para o processo seletivo em atividades de residência pós-doutoral na área de Direito e Justiça, nas modalidades com e sem bolsa. Os interessados devem ser portadores de título de doutor, e as candidaturas precisam ser apresentadas até 25 de janeiro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8635 e pelo e-mail info.pos@direito.ufmg.br. A secretaria fica no 11º andar do prédio da Faculdade de ­Direito (Avenida João Pinheiro, 100, Centro).

Jabuti para manual de editoração

O Manual de editoração e estilo, do professor da USP Plínio Martins Filho, ganhou o Prêmio Jabuti 2017 na categoria Comunicação. O livro foi produzido em parceria pelas editoras UFMG, Unicamp e Edusp. Considerado o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro, o Jabuti é promovido pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959. Os prêmios foram entregues em 30 de novembro, em São Paulo.

O Manual orienta a edição de livros sob os princípios da uniformidade e da identidade com o texto. Em 723 páginas, a publicação oferece noções básicas de como preparar e editar um original até sua transformação em produto final. Estruturas pré-textuais, textuais e pós-textuais, tipologia, tipografia, novo acordo ortográfico, siglas, abreviaturas e símbolos são alguns dos 60 tópicos da obra, que aborda também as línguas estrangeiras: o autor apresenta regras que vão da separação silábica à transliteração de 17 línguas latinas e não latinas.

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Plinio Martins Filho é professor de Editoração na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Presidiu a Edusp por mais de 20 anos e hoje coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a Com-Arte, editora laboratório do curso de Editoração da USP.