Novas luzes sobre o fígado

Adoção
Ao menos nove mil crianças e adolescentes aguardam por adoção no Brasil, enquanto 44 mil adultos brasileiros e 260 estrangeiros esperam para adotar uma criança ou um adolescente. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça. Os motivos dessa discrepância são debatidos na edição de setembro do Programa Dois Pontos da TV UFMG, com participantes do Congresso Nacional de Psicanálise Direito Literatura, sediado na Universidade.

A pesquisadora Érica Espírito Santo, doutoranda em Psicologia, aborda os aspectos psicológicos e emocionais do tema da adoção, enquanto a advogada Ana Carolina Castro, formada pela UFMG, trata do assunto sob a perspectiva jurídica. O programa pode ser assistido, ao longo deste mês, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV) às segundas, às 19h30, e aos domingos, às 18h30. A atração também está disponível no Facebook e no YouTube.

Mulheres nas exatas
Estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições de propostas para a chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, por meio do estímulo à participação e à formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.

A iniciativa promove a aproximação das instituições públicas da educação básica com as universidades, e as propostas devem prever parcerias formais entre elas. Cada projeto pode reunir até cinco escolas públicas. As instituições precisam se comprometer com a garantia de condições para realização das atividades do projeto e escolher um professor – das áreas de ciências, matemática, física, química, computação ou tecnologias – para assumir a organização das atividades do projeto.

Cada proposta deve prever, de acordo com o número de escolas públicas envolvidas, a participação de uma, duas ou três estudantes de graduação matriculadas em cursos das áreas de ciências exatas, engenharias ou computação e de três a 15 estudantes da educação básica vinculadas às escolas envolvidas.

Feiras de ciências
Dois eventos que têm o objetivo de dar visibilidade à ciência produzida na Universidade e nas instituições de educação básica recebem inscrições de trabalhos. Para a 7ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, promovida pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, podem se inscrever instituições da educação básica e superior da região. Neste ano, o tema central é Ciência para o enfrentamento das desigualdades, escolhido de acordo com os objetivos da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

Estudante recebe premiação na Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, em 2017 Jorge Alves | ICA-UFMG

Os trabalhos selecionados serão expostos nos dias 10 e 11 de outubro. As inscrições para o evento devem ser realizadas até 1º de outubro, pelo endereço fcnmg.ica.ufmg@gmail.com. Até 8 de outubro, pode ser feito agendamento de visitas de turmas de escolas. Mais informações estão na página do ICA.

Em Belo Horizonte, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) promoverá, de 15 a 18 de outubro, a quarta edição do Encontro de Ciência, Ensino e Cultura, que integra as atividades da Semana do Conhecimento. Servidores, alunos e professores podem enviar propostas até 20 de setembro por meio deste endereço.

Conduzida pela temática Saberes e práticas para reduzir as desigualdades, a programação contará com oficinas, mostras interativas e bate-papos. Estudantes de escolas de ensino fundamental e médio poderão acompanhar as atividades.

Brinquedos e livros
Segue, até 30 de outubro, campanha de doação de brinquedos e livros para compor as brinquedotecas do Hospital das Clínicas da UFMG, no campus Saúde. A iniciativa do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina busca aumentar e repor o conteúdo das brinquedotecas que atendem crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica do local. Os brinquedos e livros infantis podem ser entregues no saguão da Faculdade e no Departamento de Pediatria, na sala 267.

Horário eleitoral na Rádio UFMG Educativa
A veiculação do horário eleitoral gratuito obrigatório (das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25) provocou mudanças na grade de programação da Rádio UFMG Educativa. O Repórter Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que era transmitido das 7h às 7h45, de segunda a sexta, passou a ser veiculado das 7h25 às 8h.

A edição das 12h do Repórter Nacional está sendo retransmitida das 12h25 às 12h40. Com isso, o bloco de música clássica, que normalmente vai ao ar das 12h20 às 12h30, deixa de ser veiculado durante o período eleitoral.

A propaganda política também altera o horário do Jornal UFMG, que agora começa um pouco mais tarde, às 12h40, 10 minutos após o horário convencional. O Batuque na Cozinha – programa de samba – vai ao ar às 13h10. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM ou pelo site.