O preço da floresta

Direito Internacional
O diálogo entre cortes nacionais e tribunais internacionais será tema do 4º Colóquio de Direito Internacional que a Faculdade de Direito sedia de 28 a 30 deste mês. As inscrições devem ser feitas on-line por meio do site. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito e pelo Grupo de Pesquisa em Processo e Jurisprudência de Cortes e Tribunais Internacionais, ambos da UFMG. O colóquio será realizado na Sala da Congregação da Faculdade (Av. João Pinheiro, 100. Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail styluscuriarum@gmail.com ou no site do grupo.

Estudos em Jogos Esportivos
O processo de treinamento de atletas de futebol e basquetebol será discutido no próximo dia 27, durante a Jornada de Estudos em Jogos Esportivos, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), campus Pampulha. A programação inclui oficinas práticas, palestras e estudos aplicados a pequenos jogos em diferentes modalidades esportivas.

O objetivo da jornada é promover no âmbito da comunidade interna e externa à Universidade o acesso ao conhecimento produzido no Centro Estudos em Cognição e Ação (Ceca) e demais laboratórios parceiros, no que se refere ao processo de treinamento de atletas dessas duas modalidades esportivas. As inscrições podem ser feitas até a véspera do evento, pela internet.

Inovação Tecnológica
Em reunião no último dia 7, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Claudio Beato, assinaram termo de intenção de parceria que prevê a prospecção tecnológica na capital mineira.

A UFMG, por meio da CTIT, núcleo de inovação da Universidade, vai trabalhar em conjunto com a Sala do Investidor, programa municipal que se destina à promoção de Belo Horizonte como cidade competitiva para investimentos em tecnologia e inovação e polo de atração de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas globais.

Para Sandra Goulart Almeida, essa é mais uma iniciativa relevante em parceria com a Prefeitura. “Temos ações conjuntas muito bem-sucedidas na saúde e na educação, e agora vamos trabalhar pela inovação. É compromisso da Universidade participar do esforço em benefício da cidade”, afirmou.

Protótipo NK218: 80 quilogramas mais leve

Veículo elétrico
A Equipe Fórmula Tesla, formada por estudantes dos cursos de engenharias Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação, Aeroespacial, de Sistemas e Civil, lançou, no último dia 9, o protótipo NK218, veículo elétrico projetado para competições. Para a edição de 2018, que será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, os estudantes conseguiram ­reduzir 80 quilos da massa do modelo anterior, o que, segundo eles, aumenta as chances de ­melhorar a classificação na disputa. Com 36 integrantes, a Fórmula Tesla UFMG é orientada pelos professores Braz de Jesus Cardoso Filho, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Fabrício José Pacheco Pujatti, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Igualdade de gênero
As universidades, em especial as públicas, devem desempenhar papel central no combate à desigualdade de gênero por meio da produção de conhecimento e do desenvolvimento de políticas públicas, defendeu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, em sua apresentação na 19ª edição do Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado de 11 a 13 deste mês na Universidade de Granada (Espanha).

Sandra Goulart Almeida fez uma apresentação panorâmica da Universidade que incluiu um recorte de gênero. Ela indicou algumas linhas de ação que podem ser adotadas pelas universidades para alcançar a equidade de gênero, como o combate a preconceitos históricos, culturais e sociais, a luta contra a violência e a exploração sexual, o combate à feminização da pobreza e desigualdade no mercado de trabalho, a luta pelo acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, o estímulo à educação inclusiva e o fortalecimento de direitos, políticas e legislações de proteção às mulheres.

Criomicroscopia
As criotécnicas, métodos que possibilitam a obtenção de imagens tridimensionais e de resolução quase atômica de células, organelas, complexos de proteínas e até mesmo de moléculas individuais, serão objeto de workshop no campus Pampulha, de 3 a 7 de dezembro. O evento, patrocinado pelo Centro de Microscopia da UFMG, terá três dias de sessões práticas, coordenadas por Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Reino Unido), Johanna Höög (Suécia) e Bruno Humbel (Japão), para 18 participantes selecionados.

Nos dias 6 e 7 haverá palestras, abertas a todos os inscritos. Interessados em participar das sessões práticas devem preencher e enviar formulário de seleção de pré-inscrição, ­disponível no site do evento.

Os organizadores do workshop Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos destacam a relevância da microscopia crioeletrônica, cujas técnicas têm sido crescentemente utilizadas, especialmente nos últimos cinco anos, em biologia básica, medicina e no desenvolvimento de drogas. O Prêmio Nobel de Química de 2017 foi concedido a pesquisadores envolvidos no desenvolvimento das técnicas de criomicroscopia.