Nº 1930 - Ano 41 - 29.02.2016

Os melhores anos

Comida, diversão e arte

Muito além das salas de aulas e laboratórios de ensino e pesquisa, a UFMG oferece um sem-número de possibilidades à sua comunidade acadêmica. Con

Estação Ecológica

Situada no campus Pampulha, oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser ambiente propício para a realização de caminhadas e lazer. A Estação é aberta ao público, mediante agendamento. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-2295 e 3409-2296.

Estação Ecológica: lazer em harmonia com a natureza
Estação Ecológica: lazer em harmonia com a natureza Augusto Lacerda

Museu de História Natural e Jardim Botânico

Localizado no interior de uma mata de 600 mil metros ­quadrados na região leste de Belo Horizonte, promove atividades científicas e culturais. Entre suas atrações, está o ­Presépio do Pipiripau, atualmente em reforma. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelos telefones(31) 3409-7600 e 3461-7650.

Museu de Ciências Morfológicas

Instalado no Instituto de Ciências Biológicas, explora o organismo humano de forma sistêmica e interdisciplinar. O espaço abriga exposições didático-científicas permanentes, peças anatômicas, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos, embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento. O museu recebe visitas de terça a sexta-feira, com agendamento pelo telefone (31) 3409-2776.

Centro Esportivo Universitário

Destinado a esportes e lazer, ocupa área de 176 mil metros quadrados na região da Pampulha. Funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h30. A taxa de adesão para novos alunos é de R$ 10 por semestre. O CEU é equipado com piscinas, quadras poliesportivas, áreas de lazer, cantina e espaço de diversão para crianças. Oferece cursos de tênis, tai chi chuan e kung fu e abriga as instalações do Centro de Treinamento Esportivo, que receberá a delegação de natação do Reino Unido em preparação para as Olimpíadas de 2016. Mais informações estão disponíveis na página ou pelos telefones

(31) 3409-2374 e 3409-2375.

Espaço do Conhecimento UFMG

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, abriga Terraço Astronômico, Fachada Digital, Planetário e ambientes expositivos. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Na quinta-feira, o horário se estende até às 21h, com as atividades do Planetário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350 ou no site do Espaço do Conhecimento.

Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, museu que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte Celton Oliveira

Sistema de Bibliotecas

Com acervo de cerca de um milhão de exemplares, o Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto de 27 unidades. Para utilizar o serviço, é preciso apresentar uma carteira única, que deve ser providenciada pela biblioteca da unidade do aluno. Os documentos necessários são comprovante de matrícula e carteira de identidade. Outras informações podem ser consultadas na página.

Conservatório UFMG

Localizado na Avenida Afonso Pena, no coração da cidade, conta com programação musical composta de projetos dedicados à música erudita e popular. As apresentações são oferecidas gratuitamente ou a preços populares. A programação pode ser consultada na página. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

Centro Cultural UFMG

Espaço de produção e difusão cultural, que oferece oficinas, cursos, teatro, cinema, exposições e encontros. Está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, no centro de Belo Horizonte. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290 ou na página.

Ônibus Internos

As linhas 1, 2, 3, 4 e 5 atendem gratuitamente à comunidade universitária durante o período letivo no campus Pampulha e arredores; a linha 5 só circula aos sábados. Em recessos e períodos de férias, os horários sofrem alterações. O quadro de horários está disponível no site. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4601, 3409-4606 e 3498-2573 (Moradia Estudantil).

Moradias Universitárias

A UFMG mantém duas moradias nas proximidades do campus Pampulha (bairro Ouro Preto) e uma em Montes Claros. O objetivo do programa, instituído em 1997, é oferecer habitação para estudantes que não possuem residência em Belo Horizonte e no município do Norte de Minas. Os usuários são coparticipantes dos custos de manutenção, de acordo com a classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Os classificados no nível I têm gratuidade. Mais informações estão disponíveis na página da Fundação.

Moradia no bairro Ouro Preto, localizada nas imediações do campus
Moradia no bairro Ouro Preto, localizada nas imediações do campus Rafael Motta

Restaurantes Universitários

Os cinco restaurantes universitários em Belo Horizonte e Montes Claros servem almoço com cardápios balanceados e a preços acessíveis. Alguns também oferecem jantar e café da manhã gratuitos aos alunos assistidos nos níveis I, II e III, pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Endereços e horários podem ser consultados no site.

Observatório Astronômico Frei Rosário

Situado no alto da Serra do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no município de Caeté, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, recebe visitas agendadas de grupos e escolas. A observação dos astros é feita em telescópios profissionais e amadores. O agendamento pode ser feito pelo e-mail

astrovis@fisica.ufmg.br. Mais informações estão disponíveis na página.