Paternidade que protege

Adaptação e intermidialidade

Professor da Universidade de Linnaeus discute, em conferência, relação de subordinação entre os dois campos acadêmicos

O teórico da literatura Lars Elleström, professor de literatura comparada da Universidade de Linnaeus, da Suécia, fará conferência na Faculdade de Letras, na próxima segunda-feira, dia 20, sobre adaptação e intermidialidade.

A palestra Adaptation and intermediality terá início às 17h, no auditório 1007 da Fale, e contará com tradução simultânea. A promoção é do grupo de pesquisa Intermídia: estudos sobre a intermidialidade e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-Lit). “Lars Elleström tem escrito largamente sobre poesia, semiótica e, em especial, sobre intermidialidade. Muitas das teses defendidas no Pós-Lit usam sua teoria como base de pesquisa”, afirma a professora Thaïs Flores, da Faculdade de Letras.

Em sua exposição, Elleström vai tratar das relações entre adaptação e intermidialidade com base no entendimento de que há, entre elas, uma relação de subordinação. “A maior parte das questões teóricas e práticas intimamente ligadas à adaptação fazem parte do campo acadêmico mais amplo da intermidialidade”, sugere o pesquisador.