Resistência cotidiana

Pregoeiro
O curso de Capacitação e Certificação de Pregoeiro, oferecido pela Fundação Ipead, da Face, recebe inscrições até 4 de junho, pela internet.

O pregão é a modalidade licitatória criada como ferramenta para facilitar as contratações públicas e deve ser adotada preferencialmente para compra de bens e serviços comuns. Com peculiaridades que o difereciam das demais modalidades licitatórias, o procedimento é também utilizado para implantação do sistema de registro de preços.

Podem se inscrever profissionais da administração pública atuantes na área de licitação e contratação, servidores que queiram trabalhar como pregoeiros ou em comissão de apoio e empresários e profissionais interessados em fornecer bens e serviços para a administração pública.

Formação em extensão
Estão abertas, até as 16h do dia 25 de maio, as inscrições de propostas para o edital Fomento a Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária. A formação é um mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante participação dos estudantes em atividades optativas que integram programas ou projetos de extensão universitária.

Lançado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), o edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação. Além de bolsas para estudantes, os proponentes poderão pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão.

Neste ano, cada colegiado poderá submeter até duas propostas, mas não estará impedido de participar de iniciativas apresentadas por outros colegiados. Elas deverão focar na observação da realidade com o objetivo de produzir impacto sobre a comunidade, por meio da melhoria sustentável de indicadores sociais e da ampliação do acesso à educação, à saúde e à cultura. Preferencialmente, devem alcançar comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O prazo de execução das propostas é de até 12 meses, de agosto de 2018 a julho de 2019. Mais informações constam do edital que pode ser acessado por meio deste link.

Manifesto artístico
Duas exposições de manifesto artístico instaladas em ambientes da Escola de Belas Artes podem ser visitadas até 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, com  entrada franca.

No Espaço F, localizado no ­segundo andar do prédio, encontra-se a exposição Anarco.bricolagem, do Cola Coletivo, formado por Gustavo Mazzeti, graduando de ­Cinema de Animação e Artes ­Digitais, e por Pedro Cabral, graduado em Educação Física pela UFMG.

Com técnicas de recorte e colagem, as obras estimulam reflexões sobre a atual conjuntura social, representando acontecimentos ­recentes do cenário político nacional, de forma a argumentar sobre seu caráter surreal e a curta memória da sociedade brasileira. Os autores refletiram sobre o discurso contido em manchetes, reorganizaram os fatos apresentados e elaboraram novas interpretações do cenário recente nacional e da cultura política.

Marca do universo feminino em ‘O tempo passa’
Marca do universo feminino em ‘O tempo passa’ Isabel Ávila e Theodora

logo no corredor de entrada do prédio, os visitantes podem apreciar a exposição O tempo passa, das artistas Isabel Ávila e Theodora, alunas do curso de Artes Visuais. As paredes do corredor dialogam por meio de duas séries narrativas que têm como tema comum a formação do indivíduo pelas transformações decorridas no espaço-tempo.

A primeira série remete a fragmentos das memórias do espaço-casa, que se perdem no tempo, mas ainda marcam e formam seus moradores. A segunda volta-se para o espaço íntimo do corpo, numa síntese metafórica do desenvolvimento da mulher. O ambiente intimista de um lençol acompanhado de cortes e manchas marca alguns ritos de passagem e dialoga com o desenvolvimento e traumas do universo íntimo feminino.

Homenagem às mães
O Conservatório UFMG recebe o Duo Alvim e Canton, em 11 de maio, em apresentação especial em homenagem ao Dia das Mães. O Sarau apresenta obras dos compositores Mozart, Ravel e Saint-Saëns.

Junia Canton é bacharelanda em piano e mestre em performance musical pela Escola de Música da UFMG. Nos Estados Unidos, recebeu prêmio de honra ao mérito concedido pela Valerie Canady Foundation e West Virginia University. É professora da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Heron Alvim formou-se em piano (bacharelado) pela UFMG, onde atua como pianista da área de cordas. É professor de piano da Escola de Música da Uemg. Atualmente cursa o doutorado em piano no Creative Arts Center of West Virgínia University (EUA).

UFMG Jovem
Artistas e grupos artístico-culturais escolares podem inscrever, até 31 de agosto, propostas para a programação cultural da 19ª UFMG Jovem, que será realizada no campus Pampulha de 25 a 27 de outubro. O tema do evento é Ciência, tecnologia e matemática para o bem comum.

A chamada vai selecionar projetos de artistas vinculados a instituições públicas e particulares da educação básica (ensino fundamental, médio e técnico), nas áreas de música, teatro, artes visuais (performance), dança, poesia e literatura (sarau), artes circenses e performance, para apresentações públicas no evento. Mais informações estão disponíveis na chamada de apresentações artístico-culturais. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3409-427 e 3409-4428 ou pelo e-mail ddcconhecimentoparatodos@proex.ufmg.br.