Retrato literário de uma época

Acontece

Desafios contemporâneos

As gravações das conferências do ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos, que celebra as nove décadas de fundação da Universidade, ficarão disponíveis, na íntegra, no hotsite criado para reunir informações sobre as comemorações. As duas primeiras – do matemático Artur Avila e da escritora Ana Martins Marques – já podem ser assistidas em www.ufmg.br/90anos.

Alguns dos próximos conferencistas confirmados são o climatologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 17 de abril, e o intelectual português Boaventura de Sousa Santos (25 de abril).

Apoio a periódicos

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) vai apoiar periódicos científicos institucionais com recursos da ordem de R$ 2 milhões. A iniciativa abrange publicações de todas as áreas do conhecimento, mantidas e editadas por instituições de ciência e tecnologia (ICTs) sediadas no estado e cadastradas na Fundação.

Serão contratadas propostas com valor aprovado igual ou superior a R$ 5 mil. As candidaturas deverão ser apresentadas como projetos e enviadas em formato eletrônico por meio do Sistema Everest. As submissões serão recebidas até as 17h do dia 15 de maio. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ci@fapemig.br. Acesse a chamada em pelo edital.

Plantão da carteira

A Pró-reitoria de Administração mantém, até 13 de abril, na Unidade Administrativa III, campus Pampulha, plantão para emissão da carteira de identificação da UFMG para estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu, servidores docentes e técnico-administrativos.

A carteira possibilita o acesso às unidades acadêmicas, ao Sistema de Bibliotecas, aos restaurantes universitários e ao Centro Esportivo Universitário. Ela também é documento de identidade funcional, válido em todo o território nacional, dos servidores docentes e técnico-administrativos.

Os estudantes deverão apresentar documento com foto e comprovante de matrícula. Os professores e técnicos precisam levar documento com foto e informar seu número de matrícula na UFMG. O atendimento é das 8h às 20h, no auditório da Copeve.

Rio das velhas

Mostra segue o fluxo do Rio das Velhas

Mostra segue o fluxo do Rio das Velhas Espaço do Conhecimento/Divulgação

O Rio das Velhas é tema da nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, À margem: água, cultura e território, realizada em parceria com o Projeto Manuelzão. O projeto mostra o caminho do rio, desde sua nascente, passando por campos e cidades.  A mostra, que ficará aberta até 18 de junho, integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, dos 20 anos do Projeto Manuelzão e dos sete anos do Espaço do Conhecimento UFMG.

Uma instalação feita com cordas reproduz a grandeza da bacia e proporciona experiência sensorial que mostra cidades margeadas pelo rio e seus afluentes, evidenciando aspectos positivos e negativos dessa relação. Outra instalação revela como o vínculo com o Rio das Velhas gerou narrativas, como as histórias de Guimarães Rosa, que ajudam a construir forte identidade cultural. O Mapa colaborativo, por sua vez, revela a Belo Horizonte planejada e a capital mineira nos dias atuais, indicando por onde passam os córregos.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações estão disponíveis em www.espacodoconhecimento.org.br.

Sob lua cheia

De abril a setembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG vai realizar mais uma edição do evento Lua Cheia no Museu. A visita (sextas e sábados de lua cheia, das 19h às 22h30) inclui caminhada na mata, com bate-papo sobre diversos aspectos desse ambiente e uma mostra sobre répteis.

O objetivo é oferecer mais uma atividade que misture conhecimento e lazer em um espaço incomum em áreas urbanizadas e densamente povoadas e urbanizadas. Podem participar crianças a partir de 6 anos, adultos e idosos. As inscrições estão abertas no site do Museu.

Terapia ocupacional

O Programa de Educação Tutorial (PET) da graduação em Terapia Ocupacional vai realizar, em 19 e 20 de maio, a 2ª Jornada de Terapia Ocupacional. O objetivo é promover a conexão de diferentes áreas do conhecimento para formação de novos saberes.

Mesas-redondas vão reunir, no Auditório 1 da Face, profissionais de TO, de arquitetura, geografia, engenharia, neurociências, comunicação, direito, artes, medicina e sociologia para debates sobre espaço e cotidiano, processos criativos, trabalho e saúde e neurociências, entre outros temas. Outras informações estão disponíveis no site do projeto

Ensino superior a distância

Especialistas brasileiros e estrangeiros em temas como marco regulatório da educação a distância, acessibilidade e relação da modalidade com novas tecnologias estarão reunidos em colóquio promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) e pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade (Caed), nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório da Reitoria, campus Pampulha.

Juana Sancho, da Universitat de Barcelona, Espanha, Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (SP), e Domingos Caiero, da Universidade Aberta de Portugal, são alguns dos convidados. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 9 de abril. Programação e formulário de inscrição estão no site. Outras Informações podem ser obtidas pelo endereço info@ieat.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-6653.