Tributo à arte feminina

Conservatório
Até 19 de março, o Conservatório UFMG recebe propostas de professores da Universidade destinadas à ocupação de uma de suas instalações. O objetivo é selecionar projeto educacional de cunho investigativo, preferencialmente das áreas de ciências humanas e artes, como dança, teatro, música e outras manifestações.

O projeto selecionado será desenvolvido de abril de 2018 a março de 2019 e não receberá apoio financeiro do Conservatório. As atividades devem ser oferecidas gratuitamente ao público, e o proponente assumirá o compromisso de oferecer duas apresentações por semestre referentes ao trabalho realizado no projeto, também com entrada gratuita.

As propostas serão avaliadas por comissão julgadora interna. O edital da chamada e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Conservatório

Percursos formativos
Ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a formação de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da UFMG são os objetivos da nona edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). Serão ofertadas 120 vagas, e as inscrições seguem até 16 de março, pela internet: www.ufmg.br/giz. As atividades integram as comemorações dos dez anos da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ).

Destinados a professores e estudantes de pós-graduação da UFMG, os Percursos estão estruturados em encontros presenciais e atividades on-line, de 16 de março a 15 de junho, com carga horária de 60 horas. Estão programadas oficinas gerais de caráter teórico-prático, com o objetivo de ampliar e consolidar o repertório de metodologias de ensino e recursos tecnológicos empregados nos processos de ensino-aprendizagem.

Estudantes de pós-graduação que atuam em projetos e atividades de ensino no âmbito do programa ao qual se vinculam terão preferência na matrícula nesta edição do PFDES. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail giz-contato@prograd.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-6451.

Terceira idade
O projeto Educação ­Física para a Terceira Idade, da Escola de ­Educação ­Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, recebe inscrições de alunos com idade acima dos 45 anos. São ofertadas aulas de ginástica coletiva, ­ginástica postural, ginástica funcional, dança de salão, dança livre, dança sênior, hidroginástica, natação, informática e uso de tablets. A taxa semestral varia de acordo com a modalidade escolhida.

Atividade do projeto, que oferece oito modalidades
Atividade do projeto, que oferece oito modalidades Divulgação

Interessados devem se inscrever na sala do projeto, que fica no segundo andar do prédio da Unidade, no campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas até julho, às quartas-feiras, das 13h às 16h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h. Os documentos necessários para o cadastro são RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-7440, pelo e-mail cenex@eeffto.ufmg.br ou na página da Unidade.

Cursos de línguas
Termina em 16 de março o período de inscrições para os cursos de inglês e português como língua estrangeira do Centro Pedagógico da UFMG. Ministrado em parceria com o setor de idiomas do Colégio Técnico (Coltec), os cursos são destinados a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos e terá seis turmas, distribuídas em três níveis – kids, teens e júnior. Matrículas devem ser feitas pela internet (http://bit.ly/2iJU40P). Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço, pelo e-mail secretariacoliufmg@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-7527, a partir das 14h.

Crachá para estrangeiros
A partir deste primeiro semestre de 2018, todos os estrangeiros na UFMG – estudantes, pesquisadores e professores – podem portar o crachá de identificação da Universidade, que segue o padrão das carteiras usadas por servidores e estudantes. O documento viabilizará o acesso às dependências da instituição, entre elas as bibliotecas e os Restaurantes Universitários (bandejões). Para este semestre, está prevista a chegada de 150 estrangeiros.

“Além de facilitar a integração dos estrangeiros à comunidade, o crachá ajuda a UFMG a computar a presença deles e manter mais estreito o contato com esses visitantes”, salienta a professora Deise Dutra, diretora adjunta de Relações Internacionais. O pedido de confecção do crachá deve ser feito no Setor de Admissão Internacional, pelo telefone (31) 3409-3955 ou pelo endereço intercâmbios@dri.ufmg.br. Os documentos necessários para a emissão do crachá são o visto Temporário IV (estudante) ou visto Temporário I (pesquisador) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que pode ser solicitado on-line. A UFMG tem convênios vigentes com 420 instituições das Américas, Europa, África, Ásia e Oceania e recebe grande número de estrangeiros.