Culturas múltiplas

Encontro de extensão

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para submissão de trabalhos para apresentação no 20º Encontro de Extensão, que será realizado de 16 a 20 de outubro, durante a Semana do Conhecimento da UFMG.

O Encontro tem o objetivo de divulgar ações de extensão desenvolvidas na Universidade. Os trabalhos podem ser inscritos por estudantes da graduação e do ensino médio da UFMG que participam de ações de extensão, em especial aqueles contemplados com bolsas.

Os trabalhos submetidos serão expostos nos dias 9 e 10 de outubro, nas unidades acadêmicas. Cerca de 10% serão selecionados para apresentação no dia 18 de outubro, no CAD 1, campus Pampulha.

Mais informações podem ser obtidas nos centros de extensão (Cenex) de cada unidade acadêmica, pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3215. As inscrições devem ser feitas em link

Cambridge

Integrantes da comunidade acadêmica podem acessar gratuitamente, até 30 de outubro, mais de 30 mil títulos eletrônicos de várias áreas do conhecimento, disponibilizados pela Editora Cambridge, na plataforma Cambridge Core (www.cambridge.org/core).

O acesso de teste deve ser feito em computadores da UFMG. Avaliações sobre o uso da plataforma podem ser enviadas para o e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

Créditos de fotos

A foto dos compositores Tom Jobim e Chico Buarque, publicada na edição 1987 (página 8), foi creditada erroneamente a “autor desconhecido”. Ela é de autoria de Ana Lontra Jobim. No caso da imagem dos frutos de açaí (página 3), faltou mencionar que o fotógrafo Alexandre Moraes é vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). As duas correções foram feitas na versão digital do BOLETIM.

UFPA
UFPA Ana Lontra Jobim/Maestro soberano

Memória

Para celebrar os 90 anos da UFMG e os 85 anos da Pró-reitoria de Extensão (Proex), será lançado nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex UFMG). A cerimônia será às 10 horas, na Sala das Sessões, quarto andar do prédio da Reitoria, campus Pampulha. Trata-se de iniciativa coordenada pelas pró-reitoras Claudia Mayorga e Benigna Maria de Oliveira, que consiste em levantamento, organização e análise de documentos, registros, produtos e discursos sobre a extensão, desde suas origens na UFMG, com foco na política institucional, programas e projetos, experiências e participação estudantil e comunitária. Além do conteúdo histórico, o Cevex também contará com espaço para projetos e discursos dos integrantes do corpo acadêmico, colaboradores e comunidades parceiras que constroem diariamente a memória da extensão.

CEVEX/UFMG
CEVEX/UFMG Reprodução

Ciência de alimentos

O Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia recebe, até 19 de setembro, inscrições para o mestrado, com entrada em 2018. São oferecidas 16 vagas, em três linhas de pesquisa: Qualidade de alimentos; Química e bioquímica de alimentos; Nutrição, alimentação e saúde. Mais informações estão disponíveis no edital, publicado em www.farmacia.ufmg.br/ppgca.

Hemostasia

Profissionais de saúde que atuam em análises clínicas e toxicológicas e áreas afins podem se inscrever, até 10 de setembro, no curso de atualização em Hemostasia e coagulação sanguínea, que a Faculdade de Farmácia vai oferecer nos dias 27 e 28 de outubro.

Na formação, serão abordados temas relacionados às condições patológicas do sistema hematopoiético e conhecimentos teóricos da fisiopatologia humana nos processos infecciosos, nas doenças mieloproliferativas, nos distúrbios trombo-hemorrágicos e nas anemias. O objetivo é estimular o profissional a desenvolver avaliação crítica frente aos exames realizados e suas metodologias, incentivando-o também a desempenhar o papel de educador/pesquisador na área de hematologia clínica. Inscrições e mais informações podem ser obtidas na página de inscrição:http://bit.ly/2pCUBnX/.

Processos criativos

Pesquisas que analisam processos criativos e seus resultados em áreas como composição musical, concepção arquitetônica e improvisação em professores novatos serão apresentadas na UFMG, no próximo dia 12, pelo pesquisador Jacques Theureau, do Institut et Recherche-Coordination Acoustique Musique (Ircam). A conferência Processos criativos: análise da criatividade em ação será ministrada a partir das 14h, na Sala de Seminários T005 da Escola de Engenharia, campus Pampulha.

Convidado do programa Cátedras Fundep/Ieat, Jacques Theureau focaliza, em suas pesquisas, a análise das atividades humanas e da concepção ergonômica em vários ambientes de trabalho: hospitais, agricultura e pesca artesanal, escritórios informatizados de controle de tráfego (aéreo e ferroviário), controle do reator nuclear, telefonia, condução de máquinas, uso de produtos, domótica, informações sobre passageiros, estudos sobre esportes (atividade esportiva, formação e treinamento) e educação (atividades dos professores e alunos). Mais recentemente, tem-se dedicado a estudos sobre as práticas musicais – composição, performance, regência e recepção.

A conferência será ministrada em francês, com tradução simultânea para o português. Inscrições devem ser feitas pelo link