Vacina contra o sacrifício

No Espelho

Tese sobre a representação do Parlamento na imprensa durante a Primeira República vence Grande Prêmio UFMG 2015 na área de Humanidades

Regina Horta e Natascha de Ostos: aspectos informais da atuação parlamentar
Regina Horta e Natascha de Ostos: aspectos informais da atuação parlamentar Hugo Rafael

O Grande Prêmio UFMG de Teses 2015 para a área de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes foi entregue no último dia 25, no gabinete da Reitoria. Natascha Stefania Carvalho de Ostos venceu com o trabalho Sociabilidade parlamentar em cena: atores políticos, cotidiano e imprensa na cidade do Rio de Janeiro (1902-1930), defendida no Programa de Pós-graduação em História, sob orientação da professora Regina Horta Duarte.

O trabalho vencedor aborda as representações do Parlamento na imprensa da Primeira República, no Brasil. De acordo com a autora, sua pesquisa enfatizou os aspectos informais e de sociabilidade observados na atuação de deputados e senadores, como frequência às sessões, viagens durante o funcionamento das casas legislativas, relações público-privado e indicações de parentes para cargos públicos. “Mostro como a movimentação cotidiana dos parlamentares aparece nos veículos de imprensa e como essa representação ajudou a sedimentar, na sociedade, a ideia do que é política”, explicou Natascha.

Doze teses foram indicadas pelos respectivos programas para concorrer ao prêmio principal. Duas delas foram agraciadas com Menção Honrosa: Incomensurável comum: políticas da escrita em Graciliano Ramos, de Willy Carvalho Coelho, orientado pelo professor Wander Melo Miranda (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários), e Ao fim da cidade: conjuntos habitacionais nas bordas urbanas, de André Luiz Prado, orientado pela professora Silke Kapp (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo).

Os grandes prêmios das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foram entregues em outubro do ano passado. A premiação na área de Humanidades foi adiada porque, à época, não houve consenso entre os avaliadores.

Após entregar placas e diplomas, o reitor Jaime Ramírez destacou que a UFMG tem como alicerce a valorização do mérito e do avanço do conhecimento. “O prêmio constitui estímulo aos autores, em suas carreiras acadêmica e profissional, e inspiração para os programas”, disse. A pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira, acrescentou que, ao reconhecer os melhores trabalhos, a Universidade incentiva os doutorandos a buscar, em sua produção, resultados que tenham impacto relevante”.

Solenidade reuniu autores e orientadores das teses premiadas no gabinete da Reitoria Hugo Rafael

Teses indicadas

Administração

Armando Araújo de Souza Júnior, orientado pelo professor Ricardo Silveira Martins