periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Agronomia

Organizador de uma exposição fotográfica que buscou contar a história da agricultura no norte mineiro, o técnico agrícola Afrânio Araújo, 21, mineiro de Itamarandiba, é estudante de graduação em Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) - campus da UFMG em Montes Claros. Leonardo Silva, 35, já percorreu  o caminho atualmente trilhado por Afrânio. Ele deixou a capital mineira no início dos anos 2000 para estudar no Norte de Minas e atualmente trabalha na recuperação de áreas degradadas na região. As experiências de ambos revelam a vocação do Instituto de formar profissionais para a inserção na comunidade rural do semi-árido mineiro e para a preparação do profissional para um mercado de trabalho desafiante.

“Quando fui trabalhar na gestão ambiental da transposição do rio São Francisco já conhecia um pouco da realidade social daquela região e, profissionalmente, senti que e estava muito preparado por causa da formação no ICA”, conta Leonardo. A falta de chuva torna essencial o conhecimento sobre tecnologias da seca, como a inserção da engenharia de irrigação na agricultura. Num mercado competitivo, é possível trabalhar em empresas de insumos e de assistência agrícola, instituições de pesquisa, agroindústrias, com pequenos produtores rurais e até mesmo ser um empreendedor agrícola.

Muda pequizeiro
Muda pequizeiro Amanda Lélis

As disciplinas envolvem a tecnologia na agronomia, sem deixar de privilegiar o núcleo básico de formação: química, biologia, matemática, estatística, desenho. A matemática é essencial para o geoprocessamento, e a estatística, por exemplo, para o melhoramento genético. No núcleo profissional, o aluno começa a lidar com os problemas rurais. Para isso, há estudos de temáticas como administração e sociologia rural (entendimento dos aspectos sociais da produção), floricultura, irrigação, doenças de plantas e processamento de produtos agrícolas.

Outro diferencial do curso é a Fazenda Experimental, composta por área física de 232 hectares, o grande laboratório do curso: são realizados estágios, visitas técnicas, dias de campo, extensão universitária. Como acrescenta Afrânio, a extensão é motivada pelos próprios alunos do região. “Como boa parte dos estudantes  é do meio rural, há sempre a vontade de voltar às raízes, levando coisas novas”, afirma.

PARA SABER MAIS

Agronomia: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 19,27
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 669,44