periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Arquitetura

Cada estudante que termina arquitetura e urbanismo na UFMG renova uma tradição de quase 90 anos: formar profissionais críticos e éticos, comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e com o desenvolvimento sustentável. Isso faz da graduação oferecida pela Universidade uma das principais referências do País.

O curso é ofertado em dois turnos (diurno e noturno), com diferenças curriculares entre eles. O percurso básico envolve linguagem gráfica e audiovisual, desenho arquitetônico e introdução ao urbanismo. Enquanto o diurno apresenta disciplinas voltadas para a construção, edificações e tecnologia na arquitetura, numa grade pré-estabelecida, o curso noturno oferece disciplinas que envolvem o planejamento urbano e questões sociais, como transporte e habitação social, a partir de um percurso flexível escolhido pelo próprio aluno. 

Alunos usando bolas de isopor e livreto para ilustrar apresentação de pôsteres na Semana do Conhecimento
Alunos usando bolas de isopor e livreto para ilustrar apresentação de pôsteres na Semana do Conhecimento Lucas Braga

O bacharel em arquitetura e urbanismo formado pela UFMG se diferencia no mercado pela participação em projetos de pesquisa e de extensão, desde o início do curso. A disciplina do 1º período Oficina de fundamentação e instrumentação, por exemplo, propõe atividades nas quais os alunos vão aos bairros, conversam com os moradores e projetam espaços para convivência social.

Outras iniciativas nascem da pesquisa para ganhar as ruas, como o projeto Arquitetura na Periferia, que presta assessoria técnica a mulheres de baixa renda para que elas reformem suas moradias. Confira a reportagem da TV UFMG:

Anne Elly Fonseca, 26, egressa do curso, considera a possibilidade de estudar os conjuntos habitacionais e fazer ações que atinjam as comunidades um enorme diferencial do curso de Arquitetura na UFMG. “É a aplicação, de fato, da arquitetura como ciência social, ao dialogar e experimentar modos de realização da atividade”, resume a arquiteta.

PARA SABER MAIS:

Diurno: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Noturno: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 33,37 (diurno),  34 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 751,48 (diurno), 739,86 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos: 5