periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Arquivologia

Poucos sabem, mas a mais antiga instituição cultural de Minas Gerais é o Arquivo Público Mineiro.  Criado em 1895, o arquivo é constituído de documentos referentes à administração pública de Minas Gerais produzidos desde o século XVIII. Este é um dos ambientes de estágio de estudantes do curso de Arquivologia da UFMG, único do Estado,  que completa 10 anos em 2019.

Arquivologia
Arquivologia Paulo Cerqueira

Um dos objetivos do arquivologista é fazer a gestão (produção, classificação, avaliação) e permitir o acesso e a recuperação de documentos de arquivo. Para atuar nesse processo, o aluno segue o ciclo de vida dos documentos, desde a fase de criação até a destinação final em um arquivo permanente.

O currículo também contempla uma formação que evidencia a importância dos documentos digitais na sociedade. Um maior número de disciplinas é ofertado para abarcar as especificidades do digital, como a dificuldade em garantir a autenticidade do documento, diante das características de preservação, como o formato e o suporte.

A legislação arquivística é fator primordial para a consolidação da área e, por isso, é um dos elementos apresentados aos discentes. Com a obrigação de os órgãos públicos arquivarem documentos, o mercado de trabalho requisita com frequência o profissional formado na UFMG. A Lei de Acesso à Informação também é muito importante para a área, já que para acessar um documento é necessária sua materialização na forma arquivística.

“É essencial que o aluno busque a prática e há muitas oportunidades de estágios, tanto no setor público, por causa da legislação arquivística, quanto no setor privado, já que todas as empresas produzem documentos”, explica Suellen Alves de Melo, 25, que se apaixonou com o curso logo que o conheceu, na Mostra das Profissões 2010. Recém-graduada, a atual mestranda em Ciência da Informação conta que seu interesse inicial foi pela organização dos arquivos, e depois pelas fotografias arquivadas, objeto de investigação de seus estudos científicos, outra possibilidade para os formandos.

PARA SABER MAIS:

Arquivologia https://ufmg.br/cursos/graduac...