periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Biblioteconomia

Muitas pessoas fazem associação direta desta graduação com uma biblioteca. Foi o que aconteceu com Gabriela Caetano, aluna do 6º período do curso. “O espaço físico da biblioteca sempre foi um dos meus lugares preferidos do mundo, mas a formação é muito além disso. Lidamos com a informação, aprendemos a gerenciá-la no meio digital ou no físico”, explica.

O curso de Biblioteconomia da UFMG é o único de Minas Gerais e capacita profissionais para lidar com a organização da informação para o uso de uma pessoa ou de uma comunidade. Os estudos em Biblioteconomia abrangem  três áreas: uma delas busca entender para quem a informação está sendo organizada, ao relacionar sociedade e memória; a outra envolve gestão e planejamento e a terceira, tratamento e organização da informação.

Menu ampliado
Menu ampliado Lucas Braga

“Quando descobri o que era a organização da informação, amei ainda mais o curso”, conta Gabriela, que já fez estágio em uma biblioteca e, atualmente, trabalha em uma mineradora. O profissional de biblioteconomia pode atuar em diversas organizações, públicas ou privadas, desde que haja um grande número de informações a serem registradas e consultadas.

Startups também contratam formandos do curso, por causa da capacitação abrangente para gerir informações especializadas. Porém, as bibliotecas permanecem como principal campo de atuação , principalmente as relacionadas às escolas básicas e universidades.

Um dos destaques do curso e da Escola de Ciência da Informação da UFMG é o programa Carro-Biblioteca, segundo projeto de extensão mais antigo da Universidade, que leva informação e leitura a bairros de cidades no entorno de Belo Horizonte, sem acesso a bibliotecas. Estudantes de biblioteconomia e demais cursos participam do projeto como monitores e vivenciam a transformação de muitas crianças por meio da leitura, como revela a reportagem da TV UFMG:


Outra reportagem da TV UFMG mostra como os alunos de biblioteconomia também podem se envolver desde cedo com a formação de agentes que atuam em bibliotecas públicas e comunitárias.

PARA SABER MAIS

Diurno: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Noturno: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 15,77 (diurno) 17,23 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 643,62 (diurno) 646,94 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2009: 3