periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Ciências contábeis

São mais de 70 anos de curso, desde a época em que o contador ainda era chamado de guarda-livros. E para se manter atualizado, o plano curricular do curso de ciências contábeis  da UFMG acompanha as transformações econômicas e sociais, oferecendo ao aluno um percurso flexível, capaz de formar um profissional requisitado pelas maiores empresas da área no mundo. As alterações mais recentes envolvem ainda a necessidade de adequação às normas internacionais de contabilidade e a aplicabilidade da tecnologia  nas práticas profissionais.

Alunos de ciências contábeis
Alunos de ciências contábeis Pedro Antuña

Outro atrativo para os alunos é a possibilidade de contato direto com o mercado de trabalho. As oportunidades de estágio são variadas, permitindo o contato com as diversas áreas de atuação - consultoria tributária, auditoria, análise e gerência financeira, contabilidade.

Depois de estagiar em um banco e numa empresa de auditoria, Weber Iken Carvalho, 25, descobriu o que de fato gostaria de fazer profissionalmente. “Quando participei da UFMG Consultoria Júnior (UCJ), me encontrei no ramo de consultoria e gestão”. Com mais de 25 anos de atuação, a empresa júnior de consultoria da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) auxilia empreendedores individuais, de micro, pequenas e médias empresas nas áreas de finanças, planejamento estratégico e viabilidade econômica.

“O curso é a essência para que se alcance as oportunidades profissionais”, destaca Weber , ao lembrar que grandes empresas de auditoria, por exemplo, buscam seus profissionais diretamente na Face, nas salas de aula ou em projetos, como a UCJ. Para além de aprender informações estatísticas de cunho financeiro, o aluno é preparado para relacionar isso com aspectos humanos, o que auxilia no gerenciamento das empresas.

PARA SABER MAIS

Ciências contábeis: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 37,7
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 710,62