periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Ciências Socioambientais

Implementada em 2010, a graduação em ciências socioambientais da UFMG é única no Brasil. O objetivo é analisar as inter-relações entre sociedade e natureza e seus diversos atores: econômicos, biológicos, culturais e políticos. O curso, ofertado apenas no período noturno, tem um pré-requisito indispensável: consciência ambiental e interesse nas questões que permeiam o meio ambiente.

Pelo caráter interdisciplinar, as disciplinas abrangem diversas áreas do conhecimento (como ciências biológicas, economia e engenharia), todas voltadas para a compreensão das questões socioambientais. Além disso, mais de um terço do percurso curricular é composto por optativas, o que permite ao aluno aprofundar sua formação em uma área de maior interesse, como biologia da conservação, antropologia e meio ambiente, recuperação de áreas degradadas ou demografia.

Ciências Socioambientais
Ciências Socioambientais Acervo UFMG

Após a conclusão do curso, cientistas socioambientais trabalham pela manutenção da responsabilidade ambiental e na resolução de problemas de cunho socioambiental, político e econômico. Podem atuar em empresas privadas, como mineradoras e construtoras, em organizações não-governamentais em prol do meio ambiente ou em órgãos desta esfera dos três níveis de governo. Caso a opção seja pela carreira acadêmica, é possível fazer pós-graduação nos mais diversos campos do conhecimento, como geografia, antropologia, engenharia, demografia e educação.

O cientista sócio-ambiental Vinícius Papatella, 33, formado também em direito, atualmente é mestrando em direito urbanístico-ambiental. Pesquisador-colaborador do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG desde 2014, ele estuda normas e regras ambientais para uso e adequação do território. “Todo o conhecimento e as experiências propiciadas pelo curso da UFMG permeiam uma gama de trabalhos que já realizei. Desde ações no campo da saúde e da nutrição infantil na amazônia acreana com populações indígenas, passando por um trabalho com quilombolas e populações tradicionais de fundo e fecho de pasto na Bahia, outras ligadas à agroecologia, até a rotina da advocacia”, enumera. Atualmente, Vinícius também presta assessoria para movimentos ambientais, além de manter projetos pessoais ligados às temáticas socioambientais e de educação popular.

PARA SABER

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 9,76
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 675,56