periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Design de Moda

A indústria da moda brasileira é a quarta maior produtora de malhas têxteis do mundo. Cerca de 8 milhões de pessoas atuam no setor têxtil e de confecções, direta ou indiretamente, o que faz dele o segundo maior empregador da indústria de transformação no Brasil — atrás apenas da indústria de alimentos e bebidas. Além disso, a moda exerce importante papel na vida cotidiana, como reflexo da sociedade e da cultura.

O curso de design de moda passou a ser oferecido pela UFMG em 2008, no escopo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). É uma modalidades de graduação que exigem a participação do candidato no Vestibular de Habilidades, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As disciplinas básicas envolvem modelagem, estamparia, desenho e pesquisa na moda, enquanto as optativas, permitem aos estudantes se aprofundar nas áreas de maior interesse.

Moda
Moda Júlia Duarte

A graduação prepara os formandos para um mercado amplo de possibilidades, não apenas para o estilismo: é possível se aprofundar em consultoria de imagem, gestão, marketing, fotografia ou jornalismo de moda, por exemplo.

No quarto período da graduação, Gabriela Souza, 20, fez o curso técnico em produção de moda no ensino médio e decidiu prosseguir na área. Ela trabalhou como gerente de projetos na empresa júnior do curso, Mude! Jr. e enfatiza que a moda não se resume ao “charme das passarelas”. “Muitas pessoas escolhem design de moda pelas fantasias que existem sobre o curso, pela elegância, pelo glamour. Mas a moda vai muito além disso: é um estudo de comportamento da sociedade, é sobre como será o dia de amanhã”.
Uma tendência incontestável no momento é a sustentabilidade. Gabriela, que pensa em trabalhar com artesanato, acredita que a responsabilidade social e ambiental seja uma pauta cada vez mais presente. “A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, os números são absurdos. Precisamos utilizar bem os recursos, produzir peças duráveis e reaproveitáveis. Estou estudando sobre sustentabilidade e resíduos têxteis, porque quero produzir algo com significado, que agregue valor ao produto, que não seja apenas pela venda em si”, defende.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga no Vestibular de Habilidades 2019: 2,71
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso ainda não foi avaliado