periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Engenharia de Controle e Automação

Para compreender o que é controle e automação, nada melhor que um exemplo bem mineiro: a variação de tamanho e textura dos pães de queijo só é bem aceita pelo consumidor quando ela esconde o segredo do tempero exclusivo da vovó. Já do produto comprado nas gôndolas do supermercado, espera-se o aspecto o mais uniforme possível, com unidades do mesmo tamanho, formato e aspecto, o que é praticamente impossível de se conseguir em escala industrial apenas com o trabalho manual. É necessária a automatização dos processos de produção, que torna possível programar as máquinas para fabricar os pães de queijo de acordo com os parâmetros de qualidade da empresa.

O curso de engenharia de controle e automação estuda o desenvolvimento de sistemas de controle automático para processos industriais e não-industriais. A graduação tem como base matemática e física, além dos estudos em eletricidade e mecânica, para o entendimento e monitoramento dos mecanismos dos processos criados, dirigidos a diversos segmentos da indústria: petroquímica, mecânica, mineral e siderúrgica, por exemplo.

Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Controle e Automação Júlia Duarte

No quinto período, Gabriela Amorim, 22, veio de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, para estudar no campus Pampulha da UFMG. Ela escolheu o curso pela facilidade que demonstrava com as disciplinas de ciências exatas, mas descobriu que é necessário bem mais para seguir em frente na carreira.  Integrante tanto da CPE Jr., empresa júnior das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica e de Sistemas, quanto do Grêmio Acadêmico do curso, ela diz que as atividades extracurriculares são diferenciais para o aprendizado dos estudantes. “Elas permitem o contato com técnicas de gestão e de trabalho em equipe, habilidades importantes no mercado de trabalho. O Grêmio, por exemplo, permite melhorar a relação interpessoal, uma vez que lidamos com professores e colegas que têm as mais diversas experiências e personalidades. Além disso, você pode trabalhar com finanças, marketing e gestão, aprendendo técnicas de diálogo, persuasão e liderança”, afirma.

Gabriela pretende seguir a área de domótica, ou automação residencial, que cresce no Brasil diante das novas tecnologias: sistemas de integração entre aparelhos eletrônicos, iluminação automática e câmeras com reconhecimento facial e de objetos. Além disso, o bacharel em engenharia de controle e automação pode trabalhar com consultoria, manutenção, desenvolvimento de softwares e novas tecnologias de automação.


PARA SABER MAIS

Estrutura curricular
Diurno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Noturno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 7,25 (diurno), 13,78 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 741,34 (diurno), 735,66 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2017: 4