periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Engenharia de Produção

A engenharia de produção é um campo diverso, que se propõe a interligar outras engenharias e otimizar processos, com o objetivo de aumentar a eficiência de empresas e indústrias. Por isso, ela se ocupa tanto de questões operacionais - como a logística de um projeto -  quanto daquelas de cunho mais humano, como a relação entre trabalhadores, máquinas e produtos e a organização dentro das empresas.

As disciplinas do ciclo básico das engenharias abrangem cálculo, física, química e estatística. Já as específicas da engenharia de produção abrangem logística, gestão da qualidade e desenvolvimento de produtos, organização do trabalho e otimização de processos, para torná-los melhores e mais eficientes.

Engenharia de Produção
Engenharia de Produção Pedro Antuña

Cerca de um terço da carga horária do curso corresponde às optativas, o que permite personalizar parte do currículo de acordo com o interesse: são ofertadas disciplinas da administração, das ciências econômicas, das ciências sociais e da computação, áreas que têm interface direta com a engenharia de produção. Esta flexibilidade permite formar profissionais versáteis, que podem atuar em empresas de serviços, indústrias e órgãos da administração pública. Também é comum que os formandos optem por seguir a carreira acadêmica ou invistam no empreendedorismo, com propostas de novos negócios e iniciativas para o mercado.

Ex-presidente do Grêmio de Engenharia de Produção, João Marcelo Soares, 22, mineiro de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por pouco não escolheu outra graduação. “Sempre fui muito participante no colégio. Gostava de organizar eventos, ser representante de turma, coisas muito voltadas para a administração. Mas como também era muito ligado à área de exatas (física e matemática), acabei escolhendo engenharia de produção”, conta. No início do curso, ele se surpreendeu com os estudos sobre programação e linguagem de computadores, também importantes para a logística. “A parte de gestão nós aprendemos nas matérias específicas do curso ou em iniciativas oferecidas na UFMG, como a PJ (empresa júnior de engenharia de produção e engenharia mecânica) e as equipes de competição,  que permitem trabalhar com marketing e gerenciamento de pessoas”, detalha.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...