periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Engenharia Metalúrgica

No quinto período de engenharia metalúrgica, Thiago Santos, 21, já reflete sobre qual caminho seguir na profissão. “A cada dia na UFMG eu fico mais perto de seguir a carreira acadêmica, mas tenho como plano inicial trabalhar pelo menos alguns anos na indústria”, revela. Perto de terminar o ciclo básico das engenharias, ele diz que o curso permite contato com profissionais do mercado e estudantes de outras áreas do conhecimento, o que proporciona a troca de saberes e agrega à formação.

A graduação em engenharia metalúrgica é guiada por três eixos de estudo: processamento e fabricação de materiais metalúrgicos; características estruturais desses materiais; e suas propriedades. Os quatro primeiros períodos de formação básica englobam estudos em matemática, física e química: cálculo, fundamentos de mecânica e química inorgânica são algumas das primeiras disciplinas. Já a formação profissional tem como foco a extração e o processamento de minérios, sua transformação em metal e o uso desses metais para fabricação dos mais variados produtos: parafusos, próteses médicas, chassis de veículos ou equipamentos eletrônicos. Há também a formação complementar em engenharia de materiais, que trabalha com materiais cerâmicos e poliméricos. Neste percurso, são ofertadas disciplinas como química orgânica, processamento de cerâmicas e de polímeros e processos de corrosão.

Engenharia Metalúrgica
Engenharia Metalúrgica Foca Lisboa

Além de atuar com a obtenção de materiais metálicos e não metálicos, ou com sua transformação para a fabricação de produtos, pode-se trabalhar com o gerenciamento e a organização industrial, ou ainda optar pela carreira acadêmica e fazer pesquisas sobre o desenvolvimento de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos.

O mercado internacional é outra possibilidade. O atual líder mundial em produção de aço é a China, enquanto o Brasil ocupa a nona posição, de acordo com o Instituto Aço Brasil. O protagonismo chinês na área motivou Thiago a fazer aulas de mandarim pelo Instituto Confúcio da UFMG, instituição vinculada ao governo do país asiático. “Aprendendo o mandarim, ganho tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal. Além do meu interesse pela história e pela cultura chinesas, o país é uma potência geopolítica, e especialmente importante no mercado de metalurgia”, afirma.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...