periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Gestão de Serviço em Saúde

Multidisciplinaridade é a palavra-chave quando se fala em gestão de serviços de saúde.  Ao reunir conhecimentos das ciências sociais aplicadas e da saúde, a graduação forma gestores e gestoras para a assistência, nos âmbitos público e privado.

Gestão em serviços em saúde
Gestão em serviços em saúde Acervo

Embora a sede do curso seja a Escola de Enfermagem, no campus Saúde, a graduação também tem atividades na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha, onde são ofertadas disciplinas nas áreas de gestão pública, economia e administração, voltadas para a captação de recursos financeiros. Outras competências são relacionadas à gestão de unidades básicas de saúde, clínicas, ambulatórios e hospitais, por isso, o curso faz parcerias com hospitais públicos e particulares de Belo Horizonte, que recebem estudantes para estágios profissionais.

Outro foco é a formação humana, evidenciando como é essencial a atenção e o cuidado, tanto com o paciente quanto com outros profissionais envolvidos. Exemplo disso é o Projeto Gestão e Gentileza, ação de extensão que possibilita a visitação de estudantes ao Hospital das Clínicas, no horário noturno, para interagir diretamente com profissionais, de modo a incentivar o bem-estar e a gentileza entre colegas de plantão.

“Nós aprendemos sobre administração em saúde, vigilância sanitária, mas também discutimos muito a humanização do profissional da saúde. Ser humano é essencial. Eu só vou conseguir fazer uma boa gestão se entender qual a verdadeira demanda do local e das pessoas”, observa Marianne Helen Silva, 32, estudante do sexto período, que era técnica em massoterapia antes de ingressar na UFMG. Também graduada em educação arrtística, ela tem o interesse em aplicar os conhecimentos em gestão de forma criativa, para empreender na arte-terapia.

PARA SABER MAIS

Grade curricular: https://ufmg.br/cursos/graduac...