periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Gestão Pública

Criado no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Gestão Pública da UFMG completa uma década desde a formação da primeira turma, em 2009. Logo na primeira avaliação do Ministério da Educação, obteve nota 5, a máxima para cursos de graduação.

O principal objetivo do curso é propiciar a formação humanística e crítica de profissionais aptos a desempenhar funções como políticos ou gestores públicos na administração pública estatal e não estatal, nacional e internacional, e pesquisadores capacitados para atuar como analistas e formuladores de políticas públicas.

O curso da UFMG prioriza a compreensão da dinâmica de funcionamento dos atores e das regras do sistema político brasileiro. O currículo é multidisciplinar, com carga horária concentrada em matérias de ciência política, economia e sociologia.  É possível optar pela formação livre, que inclui 19 disciplinas da grade curricular obrigatória, ou pela formação complementar aberta, na qual é possível escolher outras cinco disciplinas complementares de um campo correlato à gestão pública – estatística, demografia ou saúde, por exemplo.

Reunião com gestores de São José da Lapa
Reunião com gestores de São José da Lapa Acervo curso

O campo de atuação abrange órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. O gestor público formado na UFMG está preparado para trabalhar também em organizações do terceiro setor, tais como entidades privadas sem fins lucrativos.

Um dos diferenciais do curso é o Programa Imersão no Campo de Públicas, ação de extensão na qual os alunos prestam consultoria em pequenos municípios ao longo de um semestre, para diagnosticar problemas e propor soluções.

No último período de Gestão Pública, Arthur Lopes, 32, natural de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é membro ativo de causas políticas e sociais de sua cidade desde os 15 anos. No decorrer do curso, ele trabalhou como assessor parlamentar da Câmara Municipal e, desde 2017, atua como coordenador de Juventudes Rurais e Educação no Campo, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário.  “Já saímos formados com uma dimensão do que é atuar na burocracia estatal, com uma noção do funcionamento do setor público”, conta.

PARA SABER MAIS

Gestão pública: https://ufmg.br/cursos/graduac...