periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Museologia

O que é um museu? É um lugar? Uma lembrança? Uma mistura dos dois? Para os museólogos, não há dúvidas: o museu é um espaço de memória da sociedade em que vivemos, do que um dia ela já foi, ou mesmo do que será — basta pensar no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

O papel do museólogo, portanto, é cuidar deste espaço e mantê-lo vivo para a sociedade. Ele pode atuar em três áreas principais: pesquisa, conservação e comunicação, que consiste na conciliação entre o público e o espaço. Na UFMG, a graduação em museologia é composta por  disciplinas de todas as principais áreas de atuação do museólogo, e o aluno tem a liberdade de escolher aquela com a qual se identifica mais. Além disso, com quase vinte espaços museais em sua Rede de Museus, a UFMG permite ao aluno aliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática nos próprios espaços da universidade, além de visitas orientadas em espaços fora dela.

Museu Ponto UFMG
Museu Ponto UFMG Carol Prado

Apesar de a profissão dar enfoque aos museus, o profissional da museologia pode atuar também em muitos outros espaços expositivos: planetários, centros culturais, zoológicos e mesmo aquários; trabalhando na gestão das obras e exposições, na preservação do patrimônio e cuidando da relação objeto-observador. Outra área forte no curso é a de educação, que consiste na mediação entre o museu e a população.

Independentemente da área de atuação, o profissional deve entender a linguagem do museu, e por consequência, suas necessidades, de modo a trabalhar para deixá-lo sempre melhor aos olhos do público. No quinto período do bacharelado em museologia, Paula Cury, 21, entende que uma dessas necessidades é a acessibilidade. Com seu trabalho, ela pretende deixar os museus mais acessíveis, sobretudo às pessoas com deficiência, com “ações educativas para pessoas surdas, ou com deficiência visual”, exemplifica. “Mas é importante lembrar que a acessibilidade vai muito além: você pode aplicá-la também para idosos, crianças e estrangeiros”, diz. Ela ressalta que é importante fazer o espaço acessível e inclusivo para todos, de modo a permitir a vivência e a interação do público com o espaço.

PARA SABER MAIS

Museologia: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 12,15
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 653,76