periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Publicidade e Propaganda

Para além das disciplinas técnicas profissionais, o curso de publicidade e propaganda da UFMG proporciona o entendimento da publicidade como um saber que produz transformações culturais, redefine identidades e formas de pertencimento. Portanto, tem entre seus objetivos apresentar ao aluno a responsabilidade social de se fazer comunicação na sociedade contemporânea.

Enquanto o panorama profissional e as técnicas alteram-se com frequência, o desafio do curso é preparar os alunos para essas mudanças, de modo que eles possam ser competentes e criativos ao transformar e compreender os processos e técnicas da profissão, mantendo uma reflexão crítica acerca do seu fazer.

Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda Pedro Antuña

Ainda que a formação ofertada pelo curso seja muito abrangente, há espaço para várias dimensões, além do aprendizado em disciplinas. “A experiência acadêmica não se completa somente na sala de aula”, resume Izabela Carvalho, 21 anos, presidente da empresa júnior de comunicação da Universidade. Não raro, a Cria UFMG, que completa 20 anos em 2019, é o primeiro contato dos alunos de comunicação com o mercado de trabalho. Lá eles aprendem desde o planejamento até a criação. “É um espaço para fazer comunicação integrada a partir de uma experiência com públicos reais”, ressalta a estudante.

Se no passado a ideia de um profissional de publicidade estava muito vinculada às agências, os novos dispositivos tecnológicos e suas linguagens permitiram a ampliação das atividades para áreas como arquitetura de informação, criação de ações mercadológicas em redes sociais, startups, estratégias de marketing, dentre outras.

Diante das redefinições constantes das práticas, o mercado de trabalho valoriza o profissional com conhecimentos específicos mas que também apresente uma visão crítica da comunicação das empresas, algo não encontrado facilmente nos novos profissionais. Como o aluno de publicidade e propaganda da UFMG desenvolve essa formação, o egresso do curso costuma ser disputado, mesmo em tempos de retração do mercado.

PARA SABER MAIS:

Publicidade e Propaganda: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 55,42
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 736,7