periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Química Tecnológica

Com um faturamento líquido de aproximadamente 120 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a indústria química brasileira busca um profissional técnico, administrativo e gerencial - requisitos contemplados  no bacharelado em química tecnológica da UFMG.

O curso  foi criado em  2010 e não deve ser confundido nem com o curso de química, do qual é uma derivação, nem com o curso de engenharia química. Os cursos química e química tecnológica partilham os semestres iniciais, mas o curso de química tecnológica tem disciplinas próprias, como as que abordam química industrial e disciplinas gerenciais, além de investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos e processamento industrial.

Química Tecnológica
Química Tecnológica Júlia Duarte

“Queria ter o conhecimento de química para desenvolver tecnologias e inovações e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas”, conta  Maria Paula Duarte, 23, que escolheu o curso após fazer intensa pesquisa, inclusive com visitas ao campus e conversas com os professores. A vocação a conduziu, naturalmente, à iniciação científica. Sua primeira experiência foi num projeto que transforma marmitas de alumínio descartadas nos presídios em gás combustível e ainda gera um composto químico para tratamento da água e de efluentes industriais.

Mais tarde, surgiu  uma nova preocupação: a qualidade da água dos rios atingidos pela lama do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, para consumo doméstico e humano. Por isso ela se juntou à turma do Projeto Iara, por meio do qual “Desenvolvemos um sistema de tratamento de água específico para situações críticas, por meio de um insumo químico.  Para impactar um número maior de pessoas, criamos um modelo de negócio para o produto, com depósito de patente pela UFMG”, relata Maria Paula Duarte.

No oitavo período, a aluna também é coordenadora de aceleração e escalonamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas, que busca transformar pesquisas acadêmicas em riqueza e desenvolvimento sustentável para o Brasil, por meio de iniciativas empreendedoras.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...