periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Sistemas de Informação

Belo Horizonte é uma das principais referências brasileiras no desenvolvimento de tecnologia - não por acaso, sedia o parque tecnológico BH-TEC. Empresas renomadas internacionalmente instalam-se na capital em busca de profissionais qualificados, muitos deles egressos do curso de Sistemas de Informação da UFMG. Criado em 2004, o bacharelado é ofertado no Instituto de Ciências Exatas (Icex), em horário diferenciado, das 17h às 20h40.

O aluno torna-se apto a desenvolver e aplicar softwares, com o diferencial da  formação em disciplinas dos cursos de administração (recursos humanos, marketing), estatística, contabilidade e ciências da informação. Conhecimentos fundamentais para a gestão das organizações, atributo desejável para o profissional voltado ao mercado, que não é somente programador.

Sistemas de informação
Sistemas de informação Pedro Antuña

Algumas disciplinas optativas são compartilhadas com alunos do bacharelado em ciências da computação, o que permite  aos alunos optar por estudar especificamente algumas áreas, como rede de computadores.

Carolina Coimbra, 23, recém-formada e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, escolheu optativas voltadas para as ciências dos dados. “Tem uma perspectiva social, ao facilitar a visualização de dados para a interpretação. Uma pessoa não consegue extrair muitas informações de uma tabela com centenas de milhares de dados”, diz.

Na iniciação científica, Carolina trabalhou na criação de algoritmos para recomendação de músicas. Na pesquisa atual, o enfoque é no processamento de linguagem natural, também relacionada ao universo musical. Com a intenção de ser professora, ela acredita na necessidade do ensino da programação. “As escolas vão ensinar a programar assim como ensinam matemática, já que a programação está em tudo”, prevê.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...