periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Teatro

Atores e atrizes, dubladores (as), professores (as): são inúmeras as possibilidades de inserção profissional oferecidas pela graduação em teatro, uma mistura entre prática artística e reflexão sobre o fazer e a teoria teatral.

Como na maioria dos cursos da Escola de Belas Artes (EBA), o processo seletivo ocorre por meio do  Vestibular de Habilidades, antecedido das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No primeiro ano os alunos cursam o ciclo básico, com disciplinas como improvisação, estudos corporais e técnica vocal. Depois, é possível escolher entre o bacharelado e a licenciatura. As duas modalidades preparam os estudantes para pensar criticamente a arte e fazer do seu trabalho instrumento de mudança cultural e social, seja nos palcos, nos bastidores ou nas salas de aula.

Teatro
Teatro Júlia Duarte

Uma das oportunidades durante o curso é o Ceníssimas: o festival de cenas curtíssimas, projeto de extensão idealizado por alunos com apoio do corpo docente, que promove espetáculos de cenas abertas ao público, escritas e encenadas pelos estudantes. Criado em 2002 e reformulado em 2016, o festival também conta com participação de alunos de outros cursos, principalmente da dança e da formação técnica de nível médio oferecida pelo  Teatro Universitário da UFMG.

Bacharelado

O bacharelado tem como base a interpretação teatral, com disciplinas que abrangem criação cênica, pesquisa em teatro e produção de espetáculos. O bacharel pode atuar em grupos de teatro de entretenimento ou empresarial, assim como no mercado audiovisual.

O estágio não é obrigatório no bacharelado. Por isso, os estudantes buscam outras maneiras de praticar a profissão, como no Ceníssimas. No sexto período, Kamilla Nina, 23, mineira de Sete Lagoas,  já adotou o nome artístico. Segundo ela, o festival de cenas curtas introduz os estudantes no mundo do espetáculo enquanto economia. “ Nós construímos cenas em sala de aula, mas não temos experiência na produção, na venda de um espetáculo, na elaboração de  um mapa de palco, de iluminação. O Ceníssimas tem foco nessa questão prática”, diz.

Confira como foi a última edição do Ceníssimas na entrevista veiculada pela rádio UFMG Educativa.

Licenciatura

A licenciatura em teatro trabalha o ensino dessa arte para a educação básica. A partir do terceiro período, os alunos têm aulas de pedagogia na Faculdade de Educação (FAE) e disciplinas específicas de ensino de teatro na própria Escola de Belas Artes (EBA). A vivência do estágio obrigatório permite aos estudantes lidar com a sala de aula ainda na graduação.

Kamilla Nina, que depois de ter cursado bacharelado dedica-se à licenciatura, avalia que a licenciatura forma professores-artistas. “O teatro é algo que você faz para o outro, porque não existe sem o público. Para mim, apresentar o teatro não é suficiente, por isso escolhi a licenciatura. Eu sinto a necessidade de compartilhar o que aprendi de maneira ainda mais direta”, revela.

Para saber mais sobre o diferencial da formação universitária para a atuação no teatro na reportagem da TV UFMG:

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...