periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Turismo

Pergunte a um calouro do curso de turismo o porquê da escolha pela  graduação: muitos tendem a responder, “porque sempre fui apaixonado por viajar!”. Embora a alma aventureira seja uma característica de vários turismólogos, a atuação deste profissional vai muito além.

Instituto Confúcio
Instituto Confúcio Lucas Braga

Administração, artes, economia, línguas estrangeiras… no quinto período da graduação, Túlio Fernandes, 23, destaca as inúmeras as possibilidades dentro do turismo. “Nós estudamos as áreas de eventos, de agências de
turismo, do setor público, junto com a pesquisa, que é um forte da UFMG”, afirma. Isso porque o curso não se prende apenas às questões econômicas, mas foca especialmente no viés geográfico e social do turismo: qual a importância para a sociedade e para a população da área visitada? Estes são questionamentos relevantes para os graduandos, que aprendem tanto em sala de aula quanto em trabalhos de campo, ao percorrer cidades turísticas pelo Brasil. Além disso, a UFMG é parceira da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), que promove cursos de capacitação para os alunos, seminários e encontros práticos com profissionais da área.

Depois de formados, os alunos podem trabalhar em órgãos públicos, como nas secretarias de Turismo, na gestão de eventos turísticos, ou mesmo com a gerência de hotéis e agências de viagens. O empreendedorismo também cresce bastante na área, com turismólogos que decidem investir em  seus próprios negócios.

Algumas das características deste profissional são justamente sua tendência multidisciplinar e exploradora, a curiosidade para conhecer culturas e pessoas diferentes e a receptividade a novas ideias. Para Jonas Florenço, 25, do quarto período do curso, abrir-se às novas ideias é uma decorrência do curso. “A gente lida com culturas, com visões de vida diferentes da nossa. Esta diversidade é muito importante”, afirma. Por isso, a vivência universitária é de extrema relevância para os estudantes. “Pelo fato de a universidade ser grande, convivemos com ambientes e cursos diferentes dos nossos. Isso agrega muito ao nosso curso, que lida todos os dias com as diferenças”, completa.

PARA SABER MAIS

Turismo: https://ufmg.br/cursos/graduac...