Programas jornalísticos

Jornal UFMG
De segunda a sexta, às 12h30, um radiojornal com meia hora de duração apresenta, contextualiza e analisa os assuntos em destaque no noticiário local, regional, nacional e internacional. Os temas são tratados considerando-se o interesse do cidadão. Notícias sobre cidades, urbanismo, educação, saúde, ciência e tecnologia, política, economia, relação internacionais, cultura e lazer, entre outros. O conteúdo é produzido pelo Núcleo de Jornalismo da UFMG Educativa.

Acesse as reportagens neste link.

UFMG Notícias
UFMG Notícias - Educação, Ciência e Tecnologia nas ondas do rádio é um boletim diário de informações sobre os principais assuntos dessas áreas. Você confere os últimos avanços científicos no Brasil e no mundo, oportunidades de cursos de pós-graduação e agenda de lançamentos de livros por editoras universitárias. Há ainda uma agenda com os principais encontros científicos e concursos para docentes.

Reportagens e séries especiais
Uma produção jornalística diferenciada aborda temas fundamentais para o exercício da cidadania. Críticas e contextualizadas, as séries e reportagens especiais tratam assuntos como educação; ciência e tecnologia; saúde e qualidade de vida; meio ambiente e urbanismo; política e políticas públicas; economia e relações de consumo; direitos humanos, questões de gênero e de minorias; trabalho e renda; esportes, cultura e lazer; relações internacionais, entre outros. Eventos especiais - como eleições, disputas esportivas e vestibulares - também merecem tratamento diferenciado. O conteúdo é produzido pelo Núcleo de Jornalismo da UFMG Educativa.

Colunas

Acesse análises de colunistas sobre os temas educação, meio ambiente, política, questões metropolitanas  e feminismo:

Coluna de Educação

Coluna Gênero e Feminismo

Coluna de Meio Ambiente

Coluna de Política

Coluna de Questões Metropolitanas

Programas especiais e de cultura

Universo Literário
Lançamentos, sugestões de leitura, notícias variadas sobre escritores e suas obras. Este é o Universo Literário, um programa que é um verdadeiro convite ao mundo dos livros. De segunda a sexta-feira, Michelle Bruck comanda as entrevistas ao vivo e informa as últimas novidades sobre o mundo da literatura.
Acesse aqui os programas.

Conexões
Ciência, cultura e cidadania. O Conexões é um espaço de divulgação de grupos, projetos, ações e eventos sobre esses três assuntos. De segunda a sexta-feira a jornalista Luíza Glória comanda entrevistas e destaca as novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania.
Reportagens estão acessíveis neste link,

Expresso 104,5
Para o público jovem, músicas, entrevistas e informações sobre shows e espetáculos. De segunda a sexta-feira, o seu encontro é com o apresentador Filipe Sartoreto.
Fique por dentro das matérias clicando neste link.

Noite Ilustrada
Aqui a música não pode parar. Este é o Noite Ilustrada, a combinação perfeita entre música e informação. De terça a sexta-feira, Lívia Laudares apresenta dicas e reportagens culturais, entrevistas, estreias de cinema, literatura, shows, exposições, teatro e dança.
Acompanhe as matérias neste link.

Programas especiais
Aqui você confere uma breve descrição de nossos programas diários e semanais. Para conhecer melhor, acompanhe os horários e ouça nossa programação. Os programas são feitos pelo Núcleo de Produção da UFMG Educativa e por alunos e professores de várias unidades da Universidade. Abaixo você já pode ouvir trechos e exemplos de alguns programas.

Com a palavra...
A cada dia da semana, sempre às 8h15, cinco colunistas se revezam e tomam a palavra, por dois a três minutos, para discutir, refletir e sugerir temas relacionados à literatura.

Reportagens da Produção
Ouça as reportagens elaboradas pela equipe de Produção. O intuito é levar ao ouvinte discussões compostas por diversas vozes que contribuam para a construção de narrativas criativas e plurais.

Séries e reportagens especiais
Reportagens especiais, radiodocumentários e especiais de fim de ano realizados pela equipe de Produção da Rádio UFMG Educativa