Programas jornalísticos

Outra estação

Outra estação investiga, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que ajudem a cobrir o assunto. O programa trata de questões como ciência, educação, política, economia, meio ambiente e urbanismo sempre trazendo uma abordagem crítica e contextualizada. Outra estação vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30 e também pode ser encontrado em agregadores de podcast.

Acesse os programas neste link

Aqui tem ciência

Aqui tem ciência é uma pílula sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A cada semana, nossa equipe de reportagem conversa com um pesquisador sobre o trabalho desenvolvido por ele e mostra como a ciência é importante para melhorar a nossa vida. O programa vai ao ar em 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprise na quarta-feira, às 14h30 e na sexta, às 20h.

Ouça todos os programas neste link

Programas especiais da Rádio UFMG

Universo Literário
Lançamentos, sugestões de leitura, notícias variadas sobre escritores e suas obras. Este é o Universo Literário, um programa que é um verdadeiro convite ao mundo dos livros. De segunda a sexta-feira, Michelle Bruck comanda as entrevistas ao vivo e informa as últimas novidades sobre o mundo da literatura. 

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

Ouça aqui as entrevistas.

Conexões
Ciência, cultura e cidadania nas ondas do rádio. O Conexões é um espaço de divulgação de grupos, projetos, ações e eventos sobre esses três assuntos. De segunda a sexta-feira a jornalista Luíza Glória comanda entrevistas e destaca as novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania. 

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.

Ouça aqui as entrevistas.

Expresso 104,5

A Estação do Conhecimento é o ponto de partida do Expresso 104,5. Sua viagem pelas tardes belo-horizontinas é na companhia de uma programação jovem. Na rota, muita música, entrevistas e os assuntos que movimentam as redes sociais. Com paradas marcadas em notícias inusitadas, estreias de cinema e programação cultural para o fim de semana. De segunda a sexta-feira, sua jornada é com o apresentador Filipe Sartoreto.

Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Ouça aqui as entrevistas.

Noite Ilustrada

O Noite Ilustrada é a combinação perfeita entre música e informação. De terça a sexta, Luiz Fernando Freitas apresenta dicas e reportagens culturais, entrevistas, literatura, shows, exposições, teatro e dança.

Horário: terça a sexta-feira, das 20h às 22h.

Ouça aqui as entrevistas.

Outros progamas

A UFMG Educativa exibe também uma série de produções em colaboração com seus parceiros.

 .A Hora do Dinossauro
 .Acesso à Justiça 
.As Quatro Estações
.Batuque na Cozinha 
.Cabeça Conteúdo
.Com a palavra… Elcio Cornelsen
.Compasso Latino
.Conte uma Canção
.Conversa Afinada - A melodia da Prosa
.Gestão Educativa: a administração em sintonia com você 
.Cuidart 
.Dança pra Ouvir e Pensar 
.Decantando a República
.Direito é Música
.Drops de história da astronomia e ciências afins
.Elektronica
.Enchendo a Linguística
.Hora Rap
.Invasões Bárbaras 
.Junto e Mixado
.Link Sonoro
.Louca Sintonia 
.Mala de Leitura
.Minuto Jurídico 
.Momento Literafro
.Multimistura
.Na Onda da Aquacultura
.Na Onda da Vida
.Nutrisanas
.Óbvio Ululante
.Onda Rabiscada
.Pedal no Ar
.Pensar a Educação, Pensar o Brasil
.Pílulas de Blues 
.Portaria do Rock
.Por elas: pandemia e segurança
.Prosa de Bicho 
.Quebrando Tudo
.Quinta Estação
.Rádio 3° Andar
.Ritmos da Ciência
.Saúde Com Ciência
.Serelepe
.Teatro no Ar
.Toque de Poesia
.Tropofonia
.Universidade das Crianças
.Viva Música no Rádio


MEMÓRIA JORNAL UFMG

De segunda a sexta, às 12h30, o radiojornal com meia hora de duração apresentou, entre 2005 a 2019, assuntos em destaque no noticiário local, regional, nacional e internacional. Os temas eram tratados considerando-se o interesse do cidadão, como notícias sobre cidades, urbanismo, educação, saúde, ciência e tecnologia, política, economia, relação internacionais, cultura e lazer, entre outros. O conteúdo foi produzido pelo Núcleo de Jornalismo da UFMG Educativa. 

Acesse as reportagens neste link