Em 18 de setembro de 2020, completaram-se seis meses de suspensão das atividades acadêmicas presenciais na UFMG. Embora o cenário da pandemia seja dinâmico, é também evidente que a necessidade do distanciamento social será prolongada, por tempo indeterminado. 

Por isso, com base nas evidências científicas disponíveis, a UFMG iniciou o planejamento da retomada de atividades que não podem ser desenvolvidas por meio remoto, considerando a relevância e a responsabilidade social da UFMG.

O retorno é lento, gradual, sujeito a idas e vindas, com restrição do número de pessoas e adoção de medidas de distanciamento social e de biossegurança. Sobretudo, sempre alinhado aos indicadores epidemiológicos e às recomendações das autoridades sanitárias locais.

Neste site você acompanha  as diretrizes do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, que foi construído conjuntamente, a partir da assessoria técnica-científica do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus e dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento designada pelo Conselho Universitário. 

O plano é organizado em quatro etapas. Neste momento, a UFMG está na Fase 1 - Amarela, tanto em Belo Horizonte quanto em Montes Claros, onde se concentra a quase totalidade da comunidade acadêmica na UFMG. Confira aqui as diretrizes para essa fase.

Se  você está autorizado a retornar ao trabalho presencial, confira abaixo os  12 passos essenciais para garantir a saúde e a segurança de todos. 

Cuidados no retorno

  1. Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto

    O Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto contém diretrizes para orientar a retomada presencial, de forma gradual e segura, das atividades acadêmicas não adaptáveis ao modo remoto. O plano prevê a retomada lenta, em etapas, com restrição do número de pessoas, em estrito alinhamento com os indicadores epidemiológicos e as recomendações das autoridades sanitárias locais. Foram estabelecidos critérios quantitativos relativos ao teto de ocupação dos espaços de modo a garantir o distanciamento social e a implementação do monitoramento das pessoas que circulam nesses espaços, bem como condicionantes, indicadores de monitoramento e fluxos de autorização. Acesse o documento e leia reportagem sobre o assunto.

    Atualizado em 07/10/2020.

  2. Protocolo de biossegurança

    O plano de retorno contempla as orientações do Protocolo de biossegurança, adequação do espaço físico e monitoramento da covid-19. Elaborado por especialistas, o documento reúne orientações sobre a gestão das atividades presenciais. Leia reportagem sobre o assunto aqui.

  3. Fluxo de autorizações

    • O fluxo de autorizações está indicado para atividades não adaptáveis ao modo remoto.As atividades adaptadas para o modo remoto serão mantidas sem alterações neste momento.

    • São necessárias autorizações das Câmaras do CEPE para quaisquer atividades presenciais de ensino de graduação e de pós-graduação, e de extensão.

    • As atividades presenciais de ensino de graduação, segundo Resolução 02/2020 do CEPE, somente poderão ser retomadas “conforme diretrizes da Câmara de Graduação, e observando-se os direcionamentos da Administração Central e das autoridades sanitárias quanto a medidas de prevenção e segurança”. Antes de ser enviada à Câmara de Graduação, a proposta deve ser aprovada pela Diretoria da Unidade Acadêmica do Departamento ofertante. Para o primeiro período de 2020, serão analisadas apenas situações de excepcionalidade, mantidas as recomendações vigentes. A partir da aprovação deste plano de retorno de atividades não adaptáveis ao modo remoto, novas diretrizes poderão ser elaboradas pela Câmara de Graduação, em diálogo com os Colegiados de Curso de Graduação.

    • As autorizações para as atividades presenciais de extensão não adaptáveis ao modo remoto serão definidas por Resolução do CEPE de 10 de setembro, a partir de reflexões da Câmara de Extensão.

    • As atividades de ensino de pós-graduação estão definidas na Resolução do CEPE 01/2020 e na Decisão de 10 de setembro.

    • As atividades de pesquisa que se encaixam na definição de atividades não adaptáveis ao modo remoto, em especial as atividades laboratoriais, deverão seguir as autorizações das Unidades acadêmicas e especiais ou da Reitoria, no caso dos Órgãos Suplementares, seguindo as etapas definidas.

    • Atividades administrativas não adaptáveis ao modo remoto serão definidas pela Unidade Acadêmica ou pela Reitoria, no caso de órgão vinculado à Administração Central, seguindo as etapas definidas.

    • A Comissão do Conselho Universitário deverá acompanhar a evolução e adequação do retorno de atividades presenciais na universidade

    Atualizado em 05/10/2010.


  4. Questionário de autoverificação de sintomas

    Se você exerce alguma atividade não adaptável ao modo remoto, e se a unidade à qual está vinculado(a) autorizou seu retorno,  lembre-se de todos os dias se submeter voluntariamente ao  Questionário de autoverificação de sintomas.

    A ação é fundamental para o monitoramento e controle de surtos no ambiente de trabalho. A vigilância deve ser rigorosa para a detecção precoce de casos de covid-19, evitando que pessoas com sintomas da doença, ou que tiveram contato com pessoas com Covid-19 circulem nos espaços físicos da universidade.

    A Administração Central da UFMG está trabalhando para desenvolver um sistema de notificação e monitoramento de casos suspeitos, confirmados e contatos de covid-19 para estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados em atividade presencial na universidade. A comunicação precoce dos  casos às unidades permitirá antever possibilidades de surtos. 

    Faça a sua  parte diariamente. Siga as questões abaixo e previna surtos na UFMG!


    Compartilhe com os colegas que também estão retornando ao trabalho presencial. A autoverificação é passo importante para evitar surtos da doença.
    Compartilhe com os colegas que também estão retornando ao trabalho presencial. A autoverificação é passo importante para evitar surtos da doença.


    Atualizado em 05/10/2010.

  5. Doze medidas preventivas essenciais

    Se você está autorizado a retornar ao trabalho presencial, e se submeteu voluntariamente ao questionário de autoverificação de sintomas da covid-19, ainda é necessário mais um passo antes de voltar ao trabalho: conheça as doze medidas preventivas essenciais para garantir a segurança de todos que frequentam os campi e unidades da UFMG. Faça da consulta a essa lista um hábito!


    1. Mantenha as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão ou utilizando solução de álcool em gel 70%.

    2. Utilize equipamentos de proteção individual adequados ao ambiente, principalmente a máscara facial e, se possível, use óculos de proteção.

    3. Evite tocar a face com as mãos.

    4. Mantenha o distanciamento social e evite aglomerações.

    5. Evite contato físico como apertos de mãos e abraços.

    6. Mantenha os ambientes com ventilação natural, deixando portas e janelas abertas, e evite o uso de ar condicionado.

    7. Não compartilhe objetos pessoais, como canetas, lápis, calculadoras, celulares, copos, garrafas, entre outros.

    8. Higienize os materiais e equipamentos antes e após o uso.

    9. Mantenha os cabelos presos, use calçados fechados e siga a orientação “adorno zero”.

    10. Antes de dar descarga, feche a tampa do vaso sanitário.

    11. Em caso de sintomas da covid-19 ou contato com pessoas com suspeita, não frequente ambientes da UFMG.

    12. Comunique sua chefia ou seu orientador de estágio se apresentar sintomas da covid-19 ou tiver contato com pessoas com sintomas para que se adotem medidas de controle de surtos.

    Certifique-se de que compreendeu as doze medidas preventivas e comprometa-se a a segui-las para frequentar os espaços da UFMG. Compartilhe com os colegas!

  6. Termo de ciência e responsabilidade

    Além de responder ao questionário de autoverificação de sintomas e tomar conhecimento das medidas preventivas essenciais, os(as) estudantes, discentes, servidores(as) ou trabalhadores(as) terceirizados(as) que voltarem a realizar alguma atividade presencial deverão assinar o seguinte Termo de Ciência e Responsabilidade.


    Termo de  ciência e responsabilidade
    Termo de ciência e responsabilidade


    Atualizado em 05/10/2010.


  7. Guia Viver UFMG - Ensino Remoto Emergencial (ERE)

    O regime de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi adotado temporariamente pela UFMG para possibilitar o retorno e o desenvolvimento das atividades acadêmicas curriculares remotamente, durante a pandemia de Covid-19. Nessa modalidade de ensino, a mediação pedagógica e a interação estudante-docente-conhecimento se dá, sobretudo, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação.

    Para auxiliar os estudantes, a UFMG disponibiliza o Guia Viver UFMG 2020/1 Edição Especial, que esclarece as principais questões relativas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), apresenta as mudanças temporárias nas Normas Gerais de Graduação e detalha informações sobre assistência estudantil, acessibilidade, funcionamento do Sistema de Bibliotecas e sobre a rede de acolhimento à saúde mental.

    Acesse o Guia Viver UFMG Edição Especial.

  8. Informações acadêmicas para graduação e pós-graduação

    Graduação

    - Atividades retornaram em 3 de agosto de 2020, de forma remota.

    - Substituição temporária das aulas presenciais de atividades acadêmicas curriculares teóricas, práticas ou teórico-práticas dos cursos de graduação da UFMG, em caráter excepcional, por atividades remotas durante período de pandemia da doença Covid-19.

    - As atividades acadêmicas presenciais de ensino de graduação permanecem suspensas e só poderão ser retomadas gradualmente, quando possível, conforme diretrizes da Câmara de Graduação, e observando-se os direcionamentos da Administração Central e das autoridades sanitárias quanto a medidas de prevenção e segurança.

    Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 10 de julho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

    Leia a Resolução 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de graduação.

    - Acesse o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

    Resolução 05/2020 da Câmara de Graduação estabelece diretrizes sobre processos avaliativos e aferição de assiduidade para o ensino remoto emergencial dos cursos de graduação da UFMG.


    Pós-graduação

    - Atividades retornaram em 1º de julho de 2020 de forma remota.

    - A adesão às atividades acadêmicas remotas emergenciais não é obrigatória, devendo ser aprovada pelos respectivos colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, com a anuência docente e discente.

    - A execução das aulas, seminários e outras atividades didáticas darse-á nos ambientes institucionais de aprendizagem, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas.

    - Será facultado a todos os discentes matriculados nos cursos de pós-graduação no primeiro semestre de 2020 o direito de realizar ajuste de matrícula, inscrevendo-se em disciplinas que vierem a ser ofertadas ou cancelando a participação em disciplinas a qualquer momento, caso não consigam dar continuidade às disciplinas e ao curso durante o período emergencial de pandemia da Covid-19.

    - As defesas de dissertações de mestrado, teses de doutorado, exames de qualificação e trabalhos de conclusão serão realizadas de forma remota, com a presença virtual da banca.

    - Os cursos realizarão processos seletivos exclusivamente de forma remota.

    - Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 26 de junho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

    - Leia a Resolução 01/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de pós-graduação.


    Registro e matrícula de calouros durante a pandemia

    Acesse o site Sisu UFMG.

    Acesse o site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA.


    Informações acadêmicas anteriores:

    - As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão estão suspensas, por tempo indeterminado, conforme Portaria nº 1819/2020.

    - Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG, segundo Ofício Circular 06/2020.

    - As bolsas para estudantes de graduação, extensão e pesquisa serão mantidas e os planos de trabalhos deverão ser revistos para contemplar as atividades a distância. 

    - Para as atividades presenciais de iniciação científica e extensão que não podem ser suspensas, devem ser propostas escalas que possibilitem as medidas de distanciamento social (espaços arejados, amplos, com poucas pessoas, com álcool em gel disponível).

    - Bancas de defesa de mestrado, doutorado deverão ser mantidas e realizadas com uso de videoconferência e sem participação de público.

    - As atividades das residências médica, multiprofissional e veterinária estão mantidas.

    - A participação em programas de mobilidade nacional dos discentes vinculados à UFMG e daqueles provenientes de outras IFES está suspensa por tempo indeterminado. Os estudantes serão assistidos pela Universidade – nos limites de sua capacidade institucional e material – e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o estado de origem.

    - Os cursos de extensão pagos, com previsão para acontecerem presencialmente, não deverão ser ofertados de forma a distância, considerando que as condições de oferta e acesso a todos os cursistas não se dá da mesma maneira e nem sempre é possível garantir a qualidade do ensino ofertado. Nenhum cursista poderá ser prejudicado pela mudança da modalidade de oferta.

    - O Setor de Revalidação de Diplomas de Graduação realizará atendimento aos interessados apenas de forma remota. Os requerentes que necessitem buscar documentos deverão efetuar agendamento prévio pelo endereço revalidacao@prograd.ufmg.br.

    - Orientações específicas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aqui e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) aqui.

    Informações atualizadas em 13/08/2020.

  9. Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

    A Universidade Federal de Minas Gerais instituiu o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, que está se reunindo regularmente desde o dia 10 de março de 2020 para analisar a situação epidemiológica do SARS-COV-2 em Belo Horizonte, atualizar-se sobre as evidências científicas e discutir as ações necessárias na UFMG.

    O Comitê tem como missão identificar, promover e articular as ações desenvolvidas na UFMG, visando à colaboração para o enfrentamento da COVID-19.

    Ao Comitê cabe buscar e expressar os melhores argumentos, com embasamento científico e técnico, para assessorar as decisões administrativas e acadêmicas da administração central e das unidades. Não é função do Comitê decidir sobre alocação de recursos.

    Além disso, o Comitê está atento às demandas sociais e de outros setores da sociedade, identificando como a universidade pode participar ativamente por meio de ações educativas, de extensão e de pesquisa.

    As unidades acadêmicas organizaram-se em comitês locais e indicaram representantes para garantir a capilaridade da troca de informações em um contexto complexo, no qual as pessoas estão distantes fisicamente, mas precisam mais do que nunca estarem próximas.

    Confira aqui os informes do Comitê.

    Confira aqui a lista dos comitês locais nas unidades.


    Integrantes do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronavírus debatem medidas com reitora e vice-reitor
    Integrantes do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronavírus debatem medidas com reitora e vice-reitor Marcílio Lana


    Princípios norteadores das recomendações do Comitê:

    1. Evidências científicas, tanto as bem consolidadas sobre comportamento de epidemias e infecções respiratórias virais, como aquelas que estão sendo produzidas a respeito do SARS-CoV-2.

    2. Contexto epidemiológico vigente, atualizado diariamente, refletindo o número de casos notificados, suspeitos, confirmados e descartados em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil.

    3. Articulação com outros setores da cidade e do estado, que podem ser afetados pelas decisões da UFMG, direta ou indiretamente, em especial com as Secretarias de Saúde e de Educação e a rede SUS.


    Objetivos das medidas de distanciamento e isolamento social adotadas:

    As medidas de saúde pública adotadas  exigem a compreensão e colaboração de todos e visam a:

    1. reduzir a velocidade da transmissão do SARS-CoV-2 para diluir o número de casos ao longo do tempo, evitando a sobrecarga da demanda por serviços de saúde no pico da epidemia.

    2. proteger as pessoas que apresentam condições de maior vulnerabilidade e podem ter doença grave.

    3. buscar reduzir o impacto social e econômico das medidas de contenção da transmissão.


    Propostas de linhas de ação do Comitê Permanente:

    • Assessoria técnica e científica sobre o SARS-Cov-2 e a Covid-19;

    • Atenção às pessoas da comunidade acadêmica deslocadas de sua casa, cidade, estado ou país;

    • Atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade física, social e/ou psicológica;

    • Orientações quanto aos cuidados de prevenção e em casos suspeitos para a comunidade acadêmica e sociedade;

    • Orientações quanto aos cuidados de estudantes e trabalhadores, em contato contínuo com casos suspeitos, especialmente nos hospitais universitários e em locais de estágio;

    • Promoção e cuidados com a saúde mental – Plantão de Apoio Psicológico;

    • Discussão sobre o impacto econômico e social das medidas de isolamento social;

    • Permanente interlocução com hospitais universitários e redes municipal e estadual de saúde, para apoiar com produção e busca de recursos para compra de insumos necessários ao enfrentamento da Covid-19;

    • Interlocução com outros setores da sociedade com potencial de apoiar as ações de enfrentamento;

    • Comunicação com a comunidade interna, externa e com a mídia.


    Integrantes:

    Cristina G. Alvim – Assessora da Reitoria para a Área da Saúde (Presidente)

    Alexandre Rodrigues Ferreira – Gerente de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas da  UFMG

    Benigna Maria de Oliveira – Pró-Reitora de Graduação

    Catarina Nogueira Mota Coelho – Diretoria de Saúde do Trabalhador - DAST

    Claudia Andrea Mayorga Borges – Pró-Reitora de Extensão

    Dawisson Belém Lopes – Diretor-Adjunto de Relações Internacionais

    Fábia Pereira Lima – Diretora do Centro de Comunicação

    Flávio Guimarães da Fonseca – Virologista, Professor do Instituto de Ciências Biológicas

    Unaí Tupinambás – Infectologista, Professor da Faculdade de Medicina


    Contato: comitecoronavirus@ufmg.br


    Informações atualizadas em 12/06/2020.

  10. Notas e ofícios

    • Ofício 67/2020/PRPG-GAB-UFMG, de 31 de julho de 2020: direitos autorais e proteção da imagem dos docentes da UFMG em virtude da instuição do ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da Covid-19.

    • Calendário Acadêmico 2020 aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 9 de julho de 2020 determina as datas de reinício e de término do primeiro período letivo de 2020 e de início e término do segundo período letivo de 2020.

    • Resolução 02/2020, de 9 de julho de 2020: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante período de pandemia da doença Covid-19.

    Resolução 01/2020, de 25 de junho de 2020: resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu durante a pandemia da Covid-19.

    • Nota à Comunidade, de 19 de junho de 2020: o Conselho Universitário apreciou as propostas de planejamento apresentadas pela Câmara de Graduação e de Pós-Graduação para a retomada das atividades por meio de regime remoto emergencial.

    Nota à Comunidade, de 20 de abril de 2020: agradecimento à comunidade acadêmica por colocar a ciência a serviço da sociedade.

    Recomendações da Rede Direitos Humanos da UFMG, de 17 de abril de 2020: recomenda aos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, às pessoas que atuam nas políticas públicas e à sociedade em geral, a realização de medidas para reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19.

    Comunicado aos estudantes de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina (09/04): atuação dos estudantes no enfrentamento à Covid-19.

    Ofício Circular nº 6/2020 do Gabinete da Reitoria (01/04): informações referentes às datas-limite no Calendário Escolar de 2020.

    • Ofício Circular nº 6/2020 da Pró-Reitoria de Graduação  (30/03): orientações referentes a estágio.

    • Ofício Circular nº 043/2020 da Pró-Reitoria de Administração (24/03): sobre as medidas temporárias para prevenção ao contágio por coronavírus entre os terceirizados.

    • Ofício Circular nº 5/2020 da Pró-Reitoria de Graduação (20/03): sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19.

    Ofício Circular nº 11/2020 da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (20/03): sobre suspensão de atividades administrativas de forma presencial e planejamento de trabalho remoto.

    • Informe do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus à Comunidade da UFMG (19/03): apresenta o comitê e suas medidas já implantadas, bem como suas recomendações acadêmicas.

    Ofício Circular nº 9/2020 da Pró-reitoria de Recursos Humanos (19/03): sobre o regime de jornada de trabalho dos bolsistas BFPC- FUMP/UFMG e estagiários SIAPE.

    • Medidas da Pró-reitoria de Extensão acerca da suspensão de atividades de extensão (18/03): apresenta as medidas da Proex-UFMG, dispondo também sobre o pagamento aos bolsistas e o cancelamento ou adiamento de eventos.

    • Portaria nº 1819 acerca da suspensão das aulas presenciais, por tempo indeterminado (18/03): suspende, temporariamente e por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão e as aulas da Educação Básica e Profissional - Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário - nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.

    • Nota à Comunidade da UFMG (18/03): suspende a partir do dia 18 de março, por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e as aulas da Educação Básica e Profissional (CP, Coltec e TU). 

    • Ofício Circular nº 6/2020 da Pró-reitoria de Recursos Humanos (17/03): dispõe sobre jornada de trabalho e procedimentos internos para adequação às determinações referentes à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19).

    • Nota à Comunidade da UFMG (13/03): anuncia um conjunto de ações e recomendações visando ao esclarecimento e à prevenção da disseminação do novo coronavírus.


    Informações atualizadas em 03/08/2020.

Coronavírus e a Covid-19

Não existem, ainda, vacinas ou medicamentos específicos para combater o novo coronavírus e a Covid-19. A prevenção ainda é a melhor atitude.