A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não para. Em trabalho remoto total desde 23 de março - como medida fundamental para enfrentar o avanço da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus -, a UFMG segue com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Neste momento, tais atividades priorizam o retorno às aulas pelo Ensino Remoto Emergencial, pesquisas sobre o vírus e a doença, testagem de vacinas e os impactos da pandemia sobre os seres humanos, a sociabilidade, a economia, o meio ambiente, a vida. É a UFMG comprometida com sua cidade, estado e país.

Neste site especial você pode acompanhar os esforços da comunidade da UFMG e ainda encontrar informações práticas sobre o cotidiano da Universidade. Estamos funcionando plenamente, ainda que a distância.

Nas abas abaixo você vai encontrar informações atualizadas sobre o funcionamento da Universidade durante o período de distanciamento social.

  1. Planejamento para a retomada das atividades na UFMG

    A UFMG começa a retomada gradual de suas atividades em um trabalho que envolve a consulta à comunidade acadêmica para definir as estratégias e ações que serão adotadas em curto, médio e longo prazo, criação de políticas de inclusão digital e de comitês locais e Grupos de Trabalho interdisciplinares, sempre em consonância com as orientações das autoridades sanitárias e em saúde e de forma a garantir a qualidade de ensino e a inclusão social. 

    Confira quais são as principais ações para o planejamento do retorno das atividades e participe.


    Biblioteca oferecerá acesso on-line à bibliografia dos cursos de graduação

    A Biblioteca Universitária disponibilizará, a partir de meados de agosto, acesso on-line à bibliografia básica de todos os cursos de graduação. A medida é mais uma frente de preparação da UFMG para o ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de Covid-19. Após estudo feito pelas 25 bibliotecas setoriais e avaliação de grupo de docentes, foram escolhidas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e que oferecem conteúdo preferencialmente em português. Leia mais.


    UFMG lança guias para o ensino remoto emergencial e acessibilidade

    O Programa Integração Docente lança o guia para o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação com 26 diretrizes para os docentes, sobre estratégias de ensino-aprendizagem, de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e de ambientes virtuais de aprendizagem, de processos avaliativos e acompanhamento, de distribuição de carga horária e de aferição de assiduidade para realização das atividades remotas. No guia de acessibilidade, os docentes podem conferir as orientações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) sobre como organizar suas práticas de ensino garantindo o acesso e permanência dos estudantes com deficiência.


    Protocolo de Biossegurança, Adequação do Espaço Físico e Monitoramento da COVID-19 na UFMG

    Elaborado por especialistas, documento apresentado em 24 de Julho de 2020 reúne orientações sobre a gestão de atividades essenciais e destaca que não há previsão de data para retomada presencial. Acesse aqui e leia reportagem aqui.


    Retorno das aulas e definição do Calendário Acadêmico:

    - As aulas na graduação serão reiniciadas a partir de 3 de agosto, em regime de ensino remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. Foi programado um recesso de três semanas até o início do segundo período letivo, no dia 31 de novembro. Seu término está previsto para 31 de março de 2021. O calendário prevê, ainda, recesso de Natal e Ano Novo (20 de dezembro a 3 de janeiro). Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 10 de julho. Acesse a resolução e o Calendário Acadêmico aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.

    - Na pós-graduação, as aulas retornaram em 1º de julho em ensino remoto emergencial. Leia a reportagem.


    Propostas de regime remoto emergencial apresentadas na reunião do Conselho Universitário de 15 de junho de 2020:

    Ações emergenciais adotadas e em execução: políticas de ensino remoto, assistência estudantil, inclusão digital, ações afirmativas, acessibilidade e diretrizes da Comissão Permanente de Saúde Mental adotadas durante o período de trabalho remoto na Universidade.

    - Pós-graduação: diagnóstico sobre o retorno das atividades nos cursos de pós-graduação e sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica. Confira Ofício e Apresentação da Câmara de Pós-Graduação.

    - Graduação: síntese da consulta feita aos colegiados de graduação e proposta de retorno às atividades acadêmicas curriculares em três etapas. Confira documento da Câmara de Graduação.

    Comitê Permanente de Acompanhamento de Estudantes da UFMG: reflexões sobre dez eixos, como flexibilização das Normas Acadêmicas durante os períodos de pandemia e pós-pandemia e promoção do acesso à internet e à equipamentos eletrônicos adequados para o ensino remoto emergencial para a comunidade acadêmica.


    Ações para o planejamento da retomada:

    Nova fase da estrutura de enfrentamento à pandemia na UFMG: o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus apresenta nova proposta de trabalho para o enfrentamento à pandemia na Universidade, sempre considerando os embasamentos científico e técnico para assessorar as decisões administrativas e acadêmicas da Administração Central e das Unidades. As medidas começam a ser adotadas a partir de junho de 2020 e trazem orientações iniciais para o planejamento da retomada das atividades na UFMG.

    Comitês locais nas unidades da UFMG: comitês locais instituídos nas unidades acadêmicas, administrativas e diretorias começam a planejar o retorno gradual das atividades considerando a previsão de adaptações em infraestrutura física, elaboração de protocolos sanitários para trabalhadores e cumprimento das normas de governança para o enfrentamento da pandemia.

    Grupos de Trabalho: pelo menos seis Grupos de Trabalho instituídos pelo Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG promoverão a reflexão sobre o contexto da pandemia e seus desafios em áreas como utilização do espaço físico, monitoramento epidemiológico, saúde mental, impacto socioeconômico, biossegurança e aspectos clínicos da Covid-19.

    Conferências on-line sobre a "nova normalidade": o Comitê Permanente planeja organizar conferências on-line para apresentar uma visão do que ocorre no país e no mundo e discutir os desafios impostos pela pandemia às relações de trabalho e interpessoais (inclusive no ambiente familiar) e às noções de bem e espaço comuns. A programação será divulgada no Portal da UFMG.

    Programa Integração Docente: o programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas foi concebido para discutir o planejamento do retorno às atividades letivas em tempos de pandemia, oferecendo aos professores da Universidade informações e capacitações sobre o uso de fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais de apoio no uso de tecnologias digitais no ensino. Há ainda debates sobre o planejamento da retomada de atividades em áreas específicas, como nos cursos da Saúde.

    Consulta às universidades nacionais e estrangeiras: a Diretoria de Relações Internacionais está fazendo uma consulta às instituições de ensino superior parceiras, localizadas nos cinco continentes, para mapear suas diretrizes de retomada.

    Consulta aos estudantes da UFMG: entre 2 e 9 de junho, um questionário foi disponibilizado ao corpo discente com o objetivo de conhecer as reais condições de estudo durante o período da pandemia, como acesso à internet e a equipamentos de informática.

    Protocolos para atividades de ensino, pesquisa e extensão: as pró-reitorias de Graduação, Pós-graduação, Extensão e Pesquisa entraram em contato com as unidades acadêmicas em busca de informações sobre a capacidade de oferta de atividades a distância, a infraestrutura disponivel para pesquisas em laboratórios e as necessidades especiais de biossegurança.



    Atualizado em 03/08/2020.

  2. Informações acadêmicas e Ensino Remoto Emergencial

    Graduação

    - Atividades retornaram em 3 de agosto de 2020, de forma remota.

    - Substituição temporária das aulas presenciais de atividades acadêmicas curriculares teóricas, práticas ou teórico-práticas dos cursos de graduação da UFMG, em caráter excepcional, por atividades remotas durante período de pandemia da doença Covid-19.

    - As atividades acadêmicas presenciais de ensino de graduação permanecem suspensas e só poderão ser retomadas gradualmente, quando possível, conforme diretrizes da Câmara de Graduação, e observando-se os direcionamentos da Administração Central e das autoridades sanitárias quanto a medidas de prevenção e segurança.

    Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 10 de julho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

    Leia a Resolução 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de graduação.

    - Acesse o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).


    Pós-graduação

    - Atividades retornaram em 1º de julho de 2020 de forma remota.

    - A adesão às atividades acadêmicas remotas emergenciais não é obrigatória, devendo ser aprovada pelos respectivos colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, com a anuência docente e discente.

    - A execução das aulas, seminários e outras atividades didáticas darse-á nos ambientes institucionais de aprendizagem, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas.

    - Será facultado a todos os discentes matriculados nos cursos de pós-graduação no primeiro semestre de 2020 o direito de realizar ajuste de matrícula, inscrevendo-se em disciplinas que vierem a ser ofertadas ou cancelando a participação em disciplinas a qualquer momento, caso não consigam dar continuidade às disciplinas e ao curso durante o período emergencial de pandemia da Covid-19.

    - As defesas de dissertações de mestrado, teses de doutorado, exames de qualificação e trabalhos de conclusão serão realizadas de forma remota, com a presença virtual da banca.

    - Os cursos realizarão processos seletivos exclusivamente de forma remota.

    - Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 26 de junho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

    - Leia a Resolução 01/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de pós-graduação.


    Registro e matrícula de calouros durante a pandemia

    Acesse o site Sisu UFMG.


    Informações acadêmicas anteriores:

    - As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão estão suspensas, por tempo indeterminado, conforme Portaria nº 1819/2020.

    - Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG, segundo Ofício Circular 06/2020.

    - As bolsas para estudantes de graduação, extensão e pesquisa serão mantidas e os planos de trabalhos deverão ser revistos para contemplar as atividades a distância. 

    - Para as atividades presenciais de iniciação científica e extensão que não podem ser suspensas, devem ser propostas escalas que possibilitem as medidas de distanciamento social (espaços arejados, amplos, com poucas pessoas, com álcool em gel disponível).

    - Bancas de defesa de mestrado, doutorado deverão ser mantidas e realizadas com uso de videoconferência e sem participação de público.

    - As atividades das residências médica, multiprofissional e veterinária estão mantidas.

    - A participação em programas de mobilidade nacional dos discentes vinculados à UFMG e daqueles provenientes de outras IFES está suspensa por tempo indeterminado. Os estudantes serão assistidos pela Universidade – nos limites de sua capacidade institucional e material – e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o estado de origem.

    - Os cursos de extensão pagos, com previsão para acontecerem presencialmente, não deverão ser ofertados de forma a distância, considerando que as condições de oferta e acesso a todos os cursistas não se dá da mesma maneira e nem sempre é possível garantir a qualidade do ensino ofertado. Nenhum cursista poderá ser prejudicado pela mudança da modalidade de oferta.

    - O Setor de Revalidação de Diplomas de Graduação realizará atendimento aos interessados apenas de forma remota. Os requerentes que necessitem buscar documentos deverão efetuar agendamento prévio pelo endereço revalidacao@prograd.ufmg.br.

    - Orientações específicas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aqui e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) aqui.

    Informações atualizadas em 03/08/2020.

  3. Editais e chamadas de apoio ao ensino remoto emergencial

    Chamadas para auxílio a serviços digitais e empréstimo de computadores

    As inscrições devem ser feitas por estudantes regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais da UFMG para a realização de atividades acadêmicas de Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de covid-19.

    - Chamada 7: apoio financeiro mensal para a contratação de serviços de internet, softwares e outros durante os meses letivos do novo calendário estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os auxílios concedidos serão de R$ 100 (nível I da classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel), R$ 80 (nível II) e R$ 70 (nível III). Inscrições até 9 de agosto.

    - Chamada 8: empréstimo a estudantes de notebook com a seguinte configuração mínima: memória RAM de 4 Gb ou superior, HD com 500 Gb ou SSD 120 GB, tela com, mínimo, 14 polegadas, processador com 1.6 GHz expansível ou superior. Inscrições até 9 de agosto.


    Chamadas de inclusão digital para estudantes indígenas e quilombolas

    - Chamada 5: Outra chamada tem o objetivo de oferecer apoio financeiro para aquisição de equipamento tecnológico de informação e de comunicação (notebook ou tablet) no valor único de até R$ 1,5 mil. Inscrições até 31 de julho.

    - Chamada 6: Estudantes indígenas e quilombolas podem se inscrever em chamada que concederá auxílio à contratação de serviços de internet e software para residentes em aldeias indígenas ou comunidades remanescentes de quilombos, regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais e assistidos nos níveis I,II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Inscrições até 9 de agosto.


    Chamadas de inclusão digital para estudantes do Coltec

    As inscrições para as duas chamadas lançadas pelo Coltec, em parceria com a Fump, estarão abertas no site da Fundação, e seguem até 3 de agosto. Uma destinará recursos para contratação de serviços de internet e software e outra para empréstimo de notebook. Leia mais aqui.


    CHAMADAS ENCERRADAS:


    ENCERRADO - Empréstimo de notebooks para apoio a alunos do Centro Pedagógico.


    ENCERRADO - Politica de Inclusão Digital para alunos de graduação

    - Chamada 1: aquisição de equipamentos por estudantes de primeira graduação, em regime presencial, regularmente matriculados e frequentes. Será concedido um auxílio de R$ 1,5 mil.

    - Chamada 2: auxílio para contratação de serviços de internet, softwares e outros recursos para beneficiar a inclusão de estudantes de graduação assistidos por programas da Universidade, regularmente matriculados e frequentes em cursos presenciais. Os valores serão de R$ 100 para assistidos nível 1, R$ 80, para o nível 2 e R$ 70, para o nível 3. O repasse será feito mensalmente durante o período de vigência do ensino emergencial remoto.

    - Chamada 3: empréstimos de computadores. Serão priorizados os estudantes classificados nos níveis 1, 2 e 3 (nessa ordem), com avaliação socioeconômica em vigor, renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio, sempre com preferência para as menores rendas brutas per capita. Estudantes não incluídos na Política de Assistência Estudantil da UFMG deverão solicitar avaliação socioeconômica, preenchendo o questionário disponível no site da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

    - Chamada 4: aquisição de material acadêmico específico (equipamentos de Tecnologia Assistiva e/ou tecnológicos) para estudantes de graduação com deficiência. Eles também devem estar cursando sua primeira graduação, além de regularmente matriculados e frequentes no primeiro semestre de 2020, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e assistidos por programas da UFMG gerenciadas pela Fump. Cada estudante poderá pleitear um valor único de até R$ 1,5 mil.


    ENCERRADO - Política de Inclusão Digital para alunos de pós-graduação

    - O Programa de Auxílio à Inclusão Digital, lançado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, tem o objetivo de apoiar a inclusão digital de discentes matriculados nos programas de pós-Graduação stricto sensu da Universidade por meio da concessão de auxílio financeiro para aquisição de pacotes de dados de acesso à Internet, nos termos indicados nos requisitos detalhados. Saiba mais aqui.


    Informações atualizadas em 30/07/2020.

  4. Cooperativa de Laboratórios da UFMG - Coolabs UFMG

    Em breve.

  5. Intercâmbios e comunidade estrangeira

    • As mobilidades internacionais, para qualquer país estrangeiro, dos servidores docentes, servidores técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e discentes vinculados à UFMG estão suspensas por tempo indeterminado.

    • As mobilidades internacionais para o Brasil dos docentes, pesquisadores, gestores e discentes, provenientes de instituição de ensino superior ou de pesquisa no exterior, estão suspensas por tempo indeterminado.

    • Membros da comunidade da UFMG no estrangeiro, em período de estudos ou de pesquisa, estágio acadêmico ou missão profissional, serão assistidos pela Universidade - nos limites de suas capacidades institucionais e materiais - e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o Brasil, dadas as dificuldades operacionais ora impostas pelo cancelamento de voos internacionais e fechamento de fronteiras dos países.

    • Membros da comunidade estrangeira na UFMG, em período de estudos ou de pesquisa, estágio acadêmico ou missão profissional, serão assistidos pela Universidade - nos limites de suas capacidades institucionais e materiais - e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do retorno para o país de origem, dadas as dificuldades operacionais ora impostas pelo cancelamento de voos internacionais e fechamento de fronteiras dos países.

    •  Membros da comunidade da UFMG no estrangeiro e membros da comunidade estrangeira na UFMG que moram nas moradias universitárias podem contar com apoio psicológico emergencial considerando o momento atual  (assista ao vídeo abaixo). Informações sobre como solicitar esse atendimento aqui:



  6. Orientações para o distanciamento social

    Para o controle da pandemia de coronavírus, ficar em casa e respeitar as orientações vigentes é essencial. Durante a suspensão das aulas presenciais, a UFMG recomenda: 

    - Caso você retorne para sua cidade de origem e lá não haja casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, permaneça em “quarentena” voluntária – 7 dias em casa se assintomático, ou 14 dias, se com sintomas respiratórios.

    - Evite aglomerações, como shopping centers, shows etc;

    - Evite contato com pessoas idosas ou com outras condições de vulnerabilidade, caso você esteja com sintomas respiratórios.

    - Seja solidário e mantenha laços de afeto com colegas e amigos - mesmo com as medidas de distanciamento social. Faça bom uso das mídias sociais e evite compartilhar informações falsas.


    #perguntepraUFMG

    Confira uma série de vídeos em que pesquisadores da UFMG respondem dúvidas e esclarecem sobre cuidados com pessoas em grupos de risco, uso de medicamentos e impactos do isolamento social.


    Atualizado em 27/07/2020.

  7. Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

    A Universidade Federal de Minas Gerais instituiu o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, que está se reunindo regularmente desde o dia 10 de março de 2020 para analisar a situação epidemiológica do SARS-COV-2 em Belo Horizonte, atualizar-se sobre as evidências científicas e discutir as ações necessárias na UFMG.

    O Comitê tem como missão identificar, promover e articular as ações desenvolvidas na UFMG, visando à colaboração para o enfrentamento da COVID-19.

    Ao Comitê cabe buscar e expressar os melhores argumentos, com embasamento científico e técnico, para assessorar as decisões administrativas e acadêmicas da administração central e das unidades. Não é função do Comitê decidir sobre alocação de recursos.

    Além disso, o Comitê está atento às demandas sociais e de outros setores da sociedade, identificando como a universidade pode participar ativamente por meio de ações educativas, de extensão e de pesquisa.

    As unidades acadêmicas organizaram-se em comitês locais e indicaram representantes para garantir a capilaridade da troca de informações em um contexto complexo, no qual as pessoas estão distantes fisicamente, mas precisam mais do que nunca estarem próximas.

    Confira aqui os informes do Comitê.

    Confira aqui a lista dos comitês locais nas unidades.


    Integrantes do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronavírus debatem medidas com reitora e vice-reitor
    Integrantes do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronavírus debatem medidas com reitora e vice-reitor Marcílio Lana


    Princípios norteadores das recomendações do Comitê:

    1. Evidências científicas, tanto as bem consolidadas sobre comportamento de epidemias e infecções respiratórias virais, como aquelas que estão sendo produzidas a respeito do SARS-CoV-2.

    2. Contexto epidemiológico vigente, atualizado diariamente, refletindo o número de casos notificados, suspeitos, confirmados e descartados em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil.

    3. Articulação com outros setores da cidade e do estado, que podem ser afetados pelas decisões da UFMG, direta ou indiretamente, em especial com as Secretarias de Saúde e de Educação e a rede SUS.


    Objetivos das medidas de distanciamento e isolamento social adotadas:

    As medidas de saúde pública adotadas  exigem a compreensão e colaboração de todos e visam a:

    1. reduzir a velocidade da transmissão do SARS-CoV-2 para diluir o número de casos ao longo do tempo, evitando a sobrecarga da demanda por serviços de saúde no pico da epidemia.

    2. proteger as pessoas que apresentam condições de maior vulnerabilidade e podem ter doença grave.

    3. buscar reduzir o impacto social e econômico das medidas de contenção da transmissão.


    Propostas de linhas de ação do Comitê Permanente:

    • Assessoria técnica e científica sobre o SARS-Cov-2 e a Covid-19;

    • Atenção às pessoas da comunidade acadêmica deslocadas de sua casa, cidade, estado ou país;

    • Atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade física, social e/ou psicológica;

    • Orientações quanto aos cuidados de prevenção e em casos suspeitos para a comunidade acadêmica e sociedade;

    • Orientações quanto aos cuidados de estudantes e trabalhadores, em contato contínuo com casos suspeitos, especialmente nos hospitais universitários e em locais de estágio;

    • Promoção e cuidados com a saúde mental – Plantão de Apoio Psicológico;

    • Discussão sobre o impacto econômico e social das medidas de isolamento social;

    • Permanente interlocução com hospitais universitários e redes municipal e estadual de saúde, para apoiar com produção e busca de recursos para compra de insumos necessários ao enfrentamento da Covid-19;

    • Interlocução com outros setores da sociedade com potencial de apoiar as ações de enfrentamento;

    • Comunicação com a comunidade interna, externa e com a mídia.


    Integrantes:

    Cristina G. Alvim – Assessora da Reitoria para a Área da Saúde (Presidente)

    Alexandre Rodrigues Ferreira – Gerente de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas da  UFMG

    Benigna Maria de Oliveira – Pró-Reitora de Graduação

    Catarina Nogueira Mota Coelho – Diretoria de Saúde do Trabalhador - DAST

    Claudia Andrea Mayorga Borges – Pró-Reitora de Extensão

    Dawisson Belém Lopes – Diretor-Adjunto de Relações Internacionais

    Fábia Pereira Lima – Diretora do Centro de Comunicação

    Flávio Guimarães da Fonseca – Virologista, Professor do Instituto de Ciências Biológicas

    Unaí Tupinambás – Infectologista, Professor da Faculdade de Medicina


    Contato: comitecoronavirus@ufmg.br


    Informações atualizadas em 12/06/2020.

  8. Notas e ofícios

    • Ofício 67/2020/PRPG-GAB-UFMG, de 31 de julho de 2020: direitos autorais e proteção da imagem dos docentes da UFMG em virtude da instuição do ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da Covid-19.

    • Calendário Acadêmico 2020 aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 9 de julho de 2020 determina as datas de reinício e de término do primeiro período letivo de 2020 e de início e término do segundo período letivo de 2020.

    • Resolução 02/2020, de 9 de julho de 2020: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante período de pandemia da doença Covid-19.

    Resolução 01/2020, de 25 de junho de 2020: resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu durante a pandemia da Covid-19.

    • Nota à Comunidade, de 19 de junho de 2020: o Conselho Universitário apreciou as propostas de planejamento apresentadas pela Câmara de Graduação e de Pós-Graduação para a retomada das atividades por meio de regime remoto emergencial.

    Nota à Comunidade, de 20 de abril de 2020: agradecimento à comunidade acadêmica por colocar a ciência a serviço da sociedade.

    Recomendações da Rede Direitos Humanos da UFMG, de 17 de abril de 2020: recomenda aos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, às pessoas que atuam nas políticas públicas e à sociedade em geral, a realização de medidas para reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19.

    Comunicado aos estudantes de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina (09/04): atuação dos estudantes no enfrentamento à Covid-19.

    Ofício Circular nº 6/2020 do Gabinete da Reitoria (01/04): informações referentes às datas-limite no Calendário Escolar de 2020.

    • Ofício Circular nº 6/2020 da Pró-Reitoria de Graduação  (30/03): orientações referentes a estágio.

    • Ofício Circular nº 043/2020 da Pró-Reitoria de Administração (24/03): sobre as medidas temporárias para prevenção ao contágio por coronavírus entre os terceirizados.

    • Ofício Circular nº 5/2020 da Pró-Reitoria de Graduação (20/03): sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19.

    Ofício Circular nº 11/2020 da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (20/03): sobre suspensão de atividades administrativas de forma presencial e planejamento de trabalho remoto.

    • Informe do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus à Comunidade da UFMG (19/03): apresenta o comitê e suas medidas já implantadas, bem como suas recomendações acadêmicas.

    Ofício Circular nº 9/2020 da Pró-reitoria de Recursos Humanos (19/03): sobre o regime de jornada de trabalho dos bolsistas BFPC- FUMP/UFMG e estagiários SIAPE.

    • Medidas da Pró-reitoria de Extensão acerca da suspensão de atividades de extensão (18/03): apresenta as medidas da Proex-UFMG, dispondo também sobre o pagamento aos bolsistas e o cancelamento ou adiamento de eventos.

    • Portaria nº 1819 acerca da suspensão das aulas presenciais, por tempo indeterminado (18/03): suspende, temporariamente e por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão e as aulas da Educação Básica e Profissional - Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário - nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.

    • Nota à Comunidade da UFMG (18/03): suspende a partir do dia 18 de março, por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e as aulas da Educação Básica e Profissional (CP, Coltec e TU). 

    • Ofício Circular nº 6/2020 da Pró-reitoria de Recursos Humanos (17/03): dispõe sobre jornada de trabalho e procedimentos internos para adequação às determinações referentes à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19).

    • Nota à Comunidade da UFMG (13/03): anuncia um conjunto de ações e recomendações visando ao esclarecimento e à prevenção da disseminação do novo coronavírus.


    Informações atualizadas em 03/08/2020.

Coronavírus e a Covid-19

Não existem, ainda, vacinas ou medicamentos específicos para combater o novo coronavírus e a Covid-19. A prevenção ainda é a melhor atitude.

Previna-se!