Saúde Mental - cards do site

Está tudo bem precisar de ajuda!

A comunidade da UFMG se organizou e, sob articulação da Rede de Saúde Mental e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, oferece diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que as incertezas em torno do avanço da pandemia, e as situações de exceção a que grande parte da população mundial está submetida, são gatilhos para o estresse e ansiedade.

Fique em casa, cuide da saúde do corpo e da mente, e conte com o apoio dos profissionais e voluntários da UFMG.

  1. Estudantes, Professores, Servidores TAEs e Terceirizados

    Acolhimento a Distância para a Comunidade UFMG

    A Comissão Permanente de Saúde Mental e a Rede de Saúde Mental da UFMG desenvolveram projeto de acolhimento a distância para estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados. Essa rede oferece orientações especializadas e acolhimento para quem precisar de apoio. A equipe segue as diretrizes e os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, em escalas variadas, dependendo do profissional solicitado. Acesse a lista de contatos dos profissionais participantes (atualizado em 04/09/2020).


    Plantão Psicológico

    O projeto de extensão Plantão Psicológico, vinculado ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), atende estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, além dos alunos da rede de cursinhos pré-universitários da UFMG. O interessado pode escolher a plataforma on-line de sua preferência. Para solicitar o atendimento, envie um e-mail para spa@fafich.ufmg.br.

  2. Estudantes assistidos pela FUMP

    Confira as orientações para atendimento psicológico destinado aos estudantes assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP):


    Em Belo Horizonte

    Enviar solicitação via e-mail para patricia.morais@fump.ufmg.br com nome completo e número de matrícula. Cada solicitação será analisada e, quando for o caso, serão informados ao estudante, por e-mail, a data e o horário da consulta. A consulta virtual ocorrerá utilizando-se a plataforma WhatsApp (vídeochamada).


    Em Montes Claros

    Enviar solicitação via e-mail para cmc@fump.ufmg.br com nome completo e número de matrícula. Cada solicitação será analisada e, quando for o caso, serão informados ao estudante, por e-mail, a data e o horário da consulta. A consulta virtual ocorrerá utilizando-se a plataforma WhatsApp (vídeochamada).

  3. Estudantes das moradias universitárias

    O Departamento de Psicologia da UFMG, por meio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação (em supervisão), promove atendimento psicológico, individual ou em grupo, a estudantes da UFMG assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) que residem nas moradias universitárias em Belo Horizonte e Montes Claros.

    Para solicitar o atendimento, envie e-mail informando nome, e-mail para contato, nome de usuário do Skype, número de Whatsapp, telefone e número de matrícula na UFMG para psicologia.ufmg.atendimento@gmail.com.

  4. Comunidade surda

    Em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), a equipe de profissionais capacitados pela Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG oferece acolhimento, na modalidade a distância, a servidores e alunos surdos. O serviço passou a contar com a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), via Skype. O acolhimento é gratuito e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail nai@ufmg.br ou via Skype, pelo naiufmg@outlook.com.

  5. Intercambistas e estrangeiros

    Plantão on-line para alunos e professores da UFMG no exterior e alunos estrangeiros da UFMG que permaneceram no Brasil, nas moradias universitárias. Professores do Departamento de Psicologia e estudantes de graduação e pós-graduação em supervisão realizam atendimento e aconselhamento psicológico. Intercambistas devem enviar e-mail para laps@fafich.ufmg.br informando número de matrícula, nome no Skype, telefone, e-mail e número de Whatsapp.

  6. Trabalhadores da saúde em geral e do Hospital das Clínicas

    Atendimento individualizado realizado pelo DAST/PRORH

    A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), por meio da Equipe Multiprofissional do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST), está oferecendo acolhimento on-line individualizado aos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH. Para agendamento, entre em contato pelo telefone (31) 3409-4315 de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h ou das 13h às 15h, ou pelo e-mail acolhimentodast@gmail.com. Informe seu nome, horário de preferência (manhã, tarde ou noite) e e-mail que utiliza no Skype.


    Projeto COmVIDa de acolhimento psicológico

    Projeto destinado aos profissionais e residentes que atuam na linha de frente do cuidado aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19, no Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH, com acolhimentos psicológicos em grupo ou individual on-line. Essa iniciativa é vinculada a um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFMG. Preencha o formulário para solicitar atendimento.


    TelePAN Saúde

    Médicos, enfermeiros, técnicos e outros trabalhadores da área da saúde de todo o país que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 podem solicitar atendimento em saúde mental pela rede TelePAN Saúde Medicina/UFMG. Mais de 700 voluntários estão prontos para realizar o atendimento online, individualizado ou em grupo. Saiba como solicitar acolhimento.

  7. Seja voluntário em ações de acolhimento

    TelePAN Saúde, projeto da Faculdade de Medicina, está recrutando voluntários de qualquer área de saúde para cuidar da saúde mental dos profissionais que mantêm contato direto com pacientes com infecção grave pelo coronavírus, como aqueles lotados nas CTIs e UTIs. Os voluntários serão capacitados para atendimento a distância de qualquer local que tenha conexão com a internet. Os recrutados que não tiverem indicação para atuar no atendimento em saúde mental serão deslocados para outras ações educativas e preventivas em saúde. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário e ficarão abertas durante todo o período da quarentena.

Confira no site da Campanha #Nós UFMG dicas de atividades corporais como pilates, stepping, aula de dança e yoga para ficar bem durante o distanciamento social.