Campanha de doação para a Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital

Neste período difícil de isolamento social, como medida de proteção e combate à disseminação da Covid-19, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) têm trabalhado incansavelmente para a manutenção das ações de Assistência Estudantil.

Dessa forma, para que a Universidade possa retomar as atividades acadêmicas em regime remoto emergencial, com igualdade de oportunidade entre todos os estudantes de graduação, a Fump realiza a campanha de doação para a Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital.

O alto custo com equipamentos como computador ou notebook faz com que somente pessoas que têm boas condições socioeconômicas usufruam mais dos benefícios da atual sociedade da informação. Para proporcionar a inclusão digital dos estudantes de baixa condição socioeconômica da UFMG, damos início a essa frente de ação contando com a solidariedade e participação de toda a comunidade acadêmica e parceiros da UFMG e Fump, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.


Quem será beneficiado?

A Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital será destinada aos estudantes de primeira graduação da UFMG, regularmente matriculados e frequentes, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem, em Belo Horizonte e Montes Claros, que não possuam equipamento como computador ou notebook.

O objetivo é dar oportunidade para esses estudantes adquirirem ou receberem um computador ou notebook para facilitar a inclusão digital e a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação.


Como doar?

Doação de notebook ou computador

Doação de notebook ou computador com a configuração mínima Core 2 Duo, 4GB, 500 HD / 120 SSD.  Essa configuração atende às necessidades básicas de inclusão digital dos estudantes assistidos.

Os equipamentos doados serão recebidos na sede da Fump, na avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, nas terças-feiras, das 9h às 12h, e nas quintas-feiras, das 13h às 17h. Agende a sua doação através do e-mail comunica@fump.ufmg.br.

Depósito em conta corrente da Fump

A doação pode ser realizada diretamente na conta corrente da Fundação no Banco do Brasil ou Banco Santander, exclusivas para o programa Bolsa Apadrinhamento.

- Banco do Brasil: agência: 1615-2, conta corrente 22.942-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69

- Santander: agência 4546, conta corrente 13.004008-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69

A Fump seguirá as orientações do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) quanto ao valor a ser repassado para os estudantes assistidos para aquisição de equipamento digital. O benefício será concedido por meio de Bolsa no valor de R$ 1.500 e será depositado em conta corrente do aluno assistido.

O doador pode escolher o valor mais confortável para a doação. O importante é a contribuição.


Prestação de contas

A Fump passa por auditorias da própria Universidade e de empresa independente, além de prestar contas ao Conselho Universitário da UFMG, à Promotoria Especial de Tutela e Fundações (ligada ao Ministério Público) e ao Ministério da Educação.

A Fundação atualizará as informações sobre a utilização da verba de doação recebida e a destinação de financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Acompanhe as metas e arrecadações.

Participar desta campanha de doação para a inclusão digital dos estudantes de baixa condição socioeconômica da UFMG é uma atitude cidadã em favor de uma universidade pública realmente democrática e igualitária.

Compartilhe!