Valorizar a cultura como espaço privilegiado de produção de conhecimento, aliada às ações de ensino, pesquisa e extensão, é um aspecto central da política cultural da UFMG. Outros componentes dessa política têm sido as iniciativas de tornar os campi abertos a variadas formas de interação social e a oferta à população das invenções da arte e da cultura.

Ações culturais

A política de cultura da UFMG é coordenada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), órgão da administração central. A Diretoria é responsável por realizar projetos como o Festival de Inverno, Festival de Verão, Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde e Feira de Artesanato do Jequitinhonha, além de outras iniciativas.

A DAC promove ainda a gestão do Acervo Artístico da UFMG visando à continuidade das ações de preservação, pesquisa e publicização do patrimônio, de forma a propiciar sua divulgação científico-cultural para o público interno e externo. São aproximadamente 1.500 obras (objetos, pinturas, gravuras, esculturas religiosas do séc. XVI ao XVIII, pinturas e aquarelas de paisagens do séc. XIX, pinturas murais, fotografias, livros de artistas e obras bibliográficas raras).

No site da DAC, é possível acompanhar também editais que abrem oportunidade para artistas e grupos se apresentarem nos espaços de cultura da UFMG.

Política cultural

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) é o órgão da Reitoria que propõe e executa as políticas de cultura estabelecidas pela UFMG, considerando-se a cultura como direito do cidadão e aporte acadêmico fundamental na formação dos discentes de todas as áreas do conhecimento.

A política cultural da UFMG parte do entendimento de que é necessário fortalecer as iniciativas culturais da Universidade, dando prosseguimento a uma reflexão conceitual aprofundada sobre as muitas formas de produção cultural, articulando os vários espaços e equipamentos culturais da Instituição. A UFMG, através de seus espaços, programas e projetos culturais, atua amplamente para a integração da Universidade com a Sociedade, permitindo a produção de um espaço comum de saberes compartilhados.

São objetivos da política cultural:
- Estímulo e fomento das ações culturais;
- Proteger, preservar e divulgar o patrimônio cultural;
- Promover a interação entre Cultura e Educação;
- Ampliar e consolidar a presença da UFMG como centro de produção cultural;
- Incentivar ações formativas entre estudantes, professores, técnicos e frequentadores da UFMG.