Para garantir aos estudantes o direito às condições necessárias à sua vida acadêmica, a UFMG pratica uma política de assistência estudantil elaborada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Mantida tanto com recursos da própria Universidade, quanto com o financiamento anual do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do Governo Federal, essa política é integrada por um conjunto de ações que incluem o acesso aos restaurantes universitários, às moradias estudantis, ao transporte, à aquisição de material escolar, à assistência à saúde, ao enriquecimento cultural, à expansão da formação acadêmica, entre outras.

Como ter acesso

Os benefícios são destinados a estudantes de cursos presenciais da UFMG – regularmente matriculados e frequentes – que necessitam de apoio para sua permanência na Universidade.

Para participar dos programas de assistência, os alunos devem preencher questionário socioeconômico e protocolar os documentos solicitados. Após avaliação socioeconômica e aprovação realizadas pela Fump, os estudantes terão acesso aos programas, de acordo com seu nível de classificação.

Programas

Alimentação

Cinco restaurantes universitários (RUs) fornecem refeições a todos os estudantes da UFMG - quatro em Belo Horizonte (Setorial I e Setorial II no campus Pampulha, campus Saúde e Faculdade de Direito) e um em Montes Claros, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA).. Dependendo do nível de classificação do estudante, as refeições podem ser gratuitas ou parcialmente subsidiadas.

O café da manhã, exclusivo a assistidos níveis I, II e III, é gratuito e servido no Setorial II, campus Saúde e ICA. 

Conheça os endereços, cardápios, preços e os horários de funcionamento dos RUs

Moradia universitária

A UFMG oferece a oportunidade de habitação em moradia universitária para estudantes que não têm residência em Belo Horizonte e em Montes Claros. Atualmente, são 582 vagas em Belo Horizonte e 108 em Montes Claros. Aos estudantes assistidos, que estão aguardando o processo de seleção de vagas para as moradias, é  oferecida a bolsa auxílio-moradia.

Conheça aqui os critérios de ocupação e o contato com a Fump.

Moradia Universitária Ouro Preto II
Moradia Universitária Ouro Preto II Lucas Braga / UFMG

Assistência à saúde

Atendimentos médico, odontológico e psicológico gratuitos são disponibilizados aos estudantes assistidos pela Fump. Obtenha aqui mais informações

Bolsas

As bolsas são programas de complementação financeira concedidos para o custeio de despesas básicas dos alunos assistidos, para que eles tenham condições de permanecer na Universidade e se dedicar à vida acadêmica.

Entre os auxílios disponíveis, destacam-se: auxílio-transporte, auxílio à educação pré-escolar e acesso a material acadêmico. Saiba mais sobre bolsas no site da Fump.

Estágios

Os estágios são desenvolvidos por meio de parcerias. Alguns são estendidos a todos os estudantes da UFMG, mas sempre com prioridade aos assistidos pela Fump. 

Doações para a assistência 

A assistência estudantil é custeada com recursos da UFMG e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do Governo Federal. Mas você pode ajudar a ampliar o acesso aos programas de assistência estudantil, fazendo uma contribuição semestral. Saiba como contribuir.