A graduação da UFMG, assim como os cursos das demais Instituições de Educação Superior, passa regularmente por processo de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de diversos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O sistema analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. 

Indicadores

O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. Faz parte desse processo o Índice Geral de Cursos (IGC), que se efetiva por meio de um instrumento construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, sintetizando num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Esse índice é divulgado anualmente pelo MEC, e a UFMG tem mantido conceito máximo (5) desde 2009, quando esse indicador foi divulgado pela primeira vez. 

Além do IGC, há, ainda, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se traduz como um indicador prévio da situação dos cursos de Graduação, também divulgado anualmente pelo MEC, junto com os resultados do Enade.

Com relação ao CPC, a maioria dos cursos de graduação da UFMG tem obtido conceito entre 4 e 5, conforme levantamentos recentes.

Conceitos dos cursos de graduação da UFMG

Em 2014, a UFMG recebeu nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), tornando-se  a quarta mais bem avaliada universidade do país. À época, foram avaliados 35 cursos de graduação. O  índice varia de  1 a 5. Conheça os conceitos obtidos pela UFMG:

Nota 5 – Sistemas de Informação, Engenharia e Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química

Nota 4 – Arquitetura e Urbanismo, Matemática (Bacharelado), Matemática (Licenciatura), Letras/Português (Bacharelado), Letras/Português (Licenciatura), Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Química (Bacharelado), Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), História (Licenciatura), Artes Visuais (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Filosofia (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia, Engenharia Ambiental

Nota 3 – História (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Música (Licenciatura), Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal

Conceitos obtidos pela UFMG em avaliações anteriores podem ser consultados no site da Diretoria de Avaliação Institucional. Conheça:

UFMG no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
UFMG no Índice Geral de Cursos (IGC)
UFMG no Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Avaliação interna de cursos

A avaliação interna dos cursos de graduação consiste na aplicação a todos os alunos de um questionário para avaliação dos professores e das disciplinas/atividades por eles cursadas a cada semestre. Esse questionário é preenchido, via Internet, no Minha UFMG, sendo o acesso liberado sempre por ocasião da matrícula para o semestre seguinte. 

Os resultados das avaliações dos professores e das disciplinas/atividades estão disponíveis para a comunidade acadêmica no MinhaUFMG. Procurar em Sistemas>Aplicações Acadêmicas>Resultado da Avaliação de Cursos e Disciplinas.