A UFMG é uma das instituições brasileiras que tem capacidade instalada para formar milhares de mestres e doutores por ano em todas as áreas do conhecimento. O objetivo da sua pós-graduação é garantir que todos os ingressantes adquiram uma formação que alcance e ultrapasse as fronteiras do conhecimento. 

Os resultados da mais recente avaliação quadrienal da Capes (2017-2020) revelam uma evolução consistente dos programas de pós-graduação da UFMG. A Universidade tem 40 programas com nota 6 e 7, ou 44%, percentual três vezes superior à média nacional, que é de 15%. Quando considerados também os programas com nota 5 – avaliação máxima dos programas de mestrado –, 68% dos PPGs da UFMG passam a ser considerados de excelência.

A UFMG mantém 79 programas de pós-graduação acadêmicos e 11 mestrados profissionais, sendo quatro estruturados em rede com outras instituições de ensino superior brasileiras. Dos 90 PPGs, 29 elevaram suas notas na última avaliação em comparação com a anterior (2013-2016), e 56 alcançaram a mesma nota nas duas avaliações. 

O aumento global nas notas da UFMG foi de 29,4% em programas que receberam 7 (de 17, na avaliação anterior, para 22, na atual) e de 5,9% naqueles com nota 6 (de 17 para 18). Entre os programas de mestrado profissional, quatro obtiveram a nota máxima (5) – frente a 1 da avaliação anterior –, e outros quatro foram avaliados com nota 4.Veja a lista completa.

Esses indicadores colocam a UFMG em posição de destaque entre as instituições brasileiras de ensino superior. Os programas com notas 5, 6 e 7 estão presentes em todas as grandes áreas do conhecimento na UFMG, garantindo, assim, que os níveis de excelência estejam distribuídos por todo o universo acadêmico.

Entenda a avaliação da Capes

A cada três anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação examina a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros. Os conceitos resultantes da avaliação variam de 1 a 7:
- Programas que recebem conceito 1 ou 2 são automaticamente descredenciados pelo órgão.
- O conceito 3 significa desempenho regular, que atende a um padrão mínimo de qualidade. 
- Programas que recebem o conceito 5 e 4 são classificados como de bom desempenho, sejam só de mestrado ou de mestrado e doutorado. 
- O conceitos 6 e 7 refletem alto padrão internacional e só são possíveis a programas que ofereçam cursos de   doutorado.

Processo de autoavaliação da Pós-graduação

Diante da necessidade de realizar uma nova avaliação institucional do sistema de pós-graduação stricto sensu, a UFMG aprovou, em 2019, o projeto de autoavaliação da Pós-graduação. Para fins de condução do projeto, foi instaurada uma Comissão de Avaliação Diagnóstica, composta de representantes das grandes áreas do conhecimento, que conduziu o primeiro processo avaliativo em 2020. 

A avaliação diagnóstica é baseada em dois tópicos centrais: o conceito de autoconhecimento e a escuta da comunidade. O Conselho Consultivo, vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), elaborou questionários destinados a coordenadores de programas, docentes que atuam na pós-graduação stricto sensu, professores elegíveis ainda que não atuantes nesse nível de ensino, secretários e ex-secretários dos programas, mestrandos e doutorandos e pesquisadores em residência pós-doutoral.