PUBLICIDADE E PROPAGANDA

BACHARELADO/FORMAÇÃO LIVRE

Sobre o curso
O curso de graduação em Publicidade e Propaganda tem o objetivo de formar profissionais com capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade do mundo contemporâneo; compreensão da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; competência para o planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria.

Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com disciplinas introdutórias e, a partir do 3º período, além das disciplinas de seu percurso, pode transitar pelas de outros cursos da área de Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas - e outras áreas de conhecimento. 

Forma de seleção
A seleção para as vagas do curso presencial ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dúvidas frequentes
Acompanhe, na página do Sisu UFMG, informações atualizadas sobre:
- Vagas
- Reserva de vagas
- Nota de corte
- Perguntas frequentes

Assistência estudantil 
Conheça também os programas de assistência estudantil da UFMG, como moradia universitária, bolsas e alimentação e outros.

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Modalidade: Presencial

Duração (semestre):

Padrão: 8

Máxima: 13

Carga horária (horas):

Obrigatória: 1875

Livre: 60

Optativa: 765

Formação complementar:

Total: 2700

Turno: DIURNO

Colegiado: COLEGIADO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Coordenador do Colegiado: FABIA PEREIRA LIMA

Endereço da coordenação:
Av. Antônio Carlos, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNC. HUMANAS - FAFICH, 6627, Pampulha, 31.270-901, Belo Horizonte, MG

Telefone: (31) 3409-5043

E-mail: colgradcom-soc@fafich.ufmg.br

Site: http://www.fafich.ufmg.br/colcom/

Estrutura Curricular

    1. 1º período
      1. COM027-DIG - HISTORIA SOCIAL DOS MEIOS
      2. COM306-DIG - INTRODUCAO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
      3. COM671-DIG - DESIGN EM COMUNICAÇÃO
      4. COM672-DIG - SOM E SENTIDO
      5. SOA048-DIG - FUNDAMENTOS DE ANALISE SOCIOLOGICA
    2. 2º período
      1. COM085-DIG - TECNICAS, PROCESSOS E LINGUAGEM DA PUBLICIDADE
      2. COM309-DIG - OFICINA DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
      3. COM310-DIG - PROJETOS A I
      4. COM663-DIG - TEORIAS DA COMUNICACAO
      5. FTC051-DIG - OFICINA DE FOTOGRAFIA
    3. 3º período
      1. COM313-DIG - PROJETOS A II
      2. COM314-DIG - PROCESSOS DE CRIACAO EM MIDIAS DIGITAIS
      3. COM605-DIG - COMUNICACAO E CULTURA
      4. DCP021-DIG - INTRODUCAO A TEORIA DEMOCRATICA
    4. 4º período
      1. CAD610-DIG - MERCADOLOGIA
      2. COM317-DIG - PROJETOS B I - PUBLICIDADE
      3. COM353-DIG - REDACAO PUBLICITARIA
    5. 5º período
      1. CAD032-DIG - PESQUISA DE MERCADO
      2. COM321-DIG - PROJETOS B II - PUBLICIDADE
    6. 6º período
      1. COM325-DIG - PROJETOS C - PUBLICIDADE
      2. COM707-DIG - SEMINÁRIO DE PROJETO EXPERIMENTAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
    7. 7º período
      1. COM708-DIG - PROJETO EXPERIMENTAL I - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
    8. 8º período
      1. COM709-DIG - PROJETO EXPERIMENTAL II - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
    9. Optativas
      1. SOA046-DIG - ABORDAGENS TEMATICAS EM SOCIOLOGIA
      2. COM339-DIG - ANALISES SEMIOTICAS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
      3. COM340-DIG - ASSESSORIA DE IMPRENSA
      4. COM034-DIG - AULA ESPECIAL
      5. COM331-DIG - COMUNICACAO E INTERACOES SOCIAIS
      6. COM055-DIG - COMUNICACAO E POLITICA
      7. FCH008-DIG - DISCUSSOES TEMATICAS
      8. ECN101-DIG - ECONOMIA A I
      9. COM341-DIG - ESTETICAS DA COMUNICACAO
      10. COM342-DIG - ESTETICAS DA TELEVISAO
      11. COM343-DIG - ESTUDOS CONTEMPORANEOS DE JORNALISMO
      12. COM344-DIG - ESTUDOS DE JORNALISMO
      13. COM332-DIG - ESTUDOS EM COMUNICACAO
      14. COM346-DIG - FORMACAO EM COMUNICACAO
      15. COM345-DIG - FORMACAO EM COMUNICACAO
      16. COM673-DIG - FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
      17. LET223-DIG - FUNDAMENTOS DE LIBRAS
      18. COM347-DIG - HISTORIA DO JORNALISMO
      19. FIL028-DIG - INTRODUCAO A FILOSOFIA: ETICA
      20. FIL029-DIG - INTRODUCAO A FILOSOFIA: FILOSOFIA DA CIENCIA E EPISTEMOLOGIA
      21. HIS039-DIG - INTRODUCAO A HISTORIA DA CULTURA
      22. COM336-DIG - LABORATORIO DE ASSESSORIA EM COMUNICACAO
      23. COM348-DIG - LABORATORIO DE CRIACAO PUBLICITARIA
      24. COM349-DIG - LABORATORIO DE CRIACAO VISUAL
      25. COM338-DIG - LABORATORIO DE JORNALISMO ESPECIALIZADO
      26. COM337-DIG - LABORATORIO DE PESQUISA
      27. COM350-DIG - LABORATORIO DE PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
      28. COM335-DIG - LABORATORIO DE PRODUCAO DE REPORTAGEM
      29. COM351-DIG - LABORATORIO EM COMUNICACAO
      30. SOA050-DIG - MODERNIDADE E MUDANCA SOCIAL
      31. COM330-DIG - NOVAS ESTETICAS DA IMAGEM
      32. COM051-DIG - OFICINA DE CONTEUDO VARIAVEL
      33. COM050-DIG - OFICINA DE VIDEO DOCUMENTARIO
      34. FCH009-DIG - PARTICIPACAO EM EVENTOS I
      35. FCH010-DIG - PARTICIPACAO EM EVENTOS II
      36. COM680-DIG - PESQUISA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO
      37. COM352-DIG - PLANEJAMENTO E MIDIA
      38. FCH004-DIG - PROGRAMA DE INICIACAO A DOCENCIA
      39. FCH005-DIG - PROGRAMA DE INICIACAO A EXTENSAO I
      40. FCH006-DIG - PROGRAMA DE INICIACAO A EXTENSAO II
      41. FCH007-DIG - PROGRAMA DE INICIACAO A EXTENSAO III
      42. FCH003-DIG - PROGRAMA DE INICIACAO A PESQUISA
      43. COM327-DIG - TECNICAS DE COMUNICACAO DIRIGIDA
      44. COM056-DIG - TEORIAS DA IMAGEM
      45. COM086-DIG - TEORIAS DA OPINIAO PUBLICA
      46. COM088-DIG - TOPICOS EM COMUNICACAO SOCIAL
      47. COM087-DIG - TOPICOS EM COMUNICACAO SOCIAL
      48. HIS040-DIG - TOPICOS EM HISTORIA DO BRASIL
      49. COM354-DIG - TOPICOS EM LABORATORIO DE COMUNICACAO SOCIAL
      50. COM681-DIG - TÓPICOS EM LABORATÓRIO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
      51. FCH015-DIG - VIVENCIA PROFISSIONAL COMPLEMENTAR