DEMOGRAFIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Demografia

Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Econômicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www.cedeplar.ufmg.br/in...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O doutorado em Demografia da UFMG completou 30 anos de existência em 2014. Classificado em nível de excelência (nota 7) pela Capes, está entre os melhores programas de pós-graduação brasileiros. Consolidado, tendo se tornado referência de ensino e pesquisa dentro e fora do país, o curso tem sempre se renovado, de forma a acompanhar os avanços teóricos, as inovações metodológicas e a nova realidade da pós-graduação no Brasil.

O curso provê treinamento para formação de profissionais altamente qualificados com conhecimento em demografia formal e estudos de população, que atuem no ensino, na pesquisa e na produção de estatísticas demográficas e indicadores socioeconômicos, em instituições governamentais e não governamentais, no Brasil e no exterior.

Sob orientação de corpo docente formado em sua maioria em centros de excelência internacional, seus alunos desenvolvem pesquisas com abordagens demográficas e socioeconômicas apropriadas aos mais diversos contextos.

O curso, que integra o Programa de Pós-graduação em Demografia, dissemina conhecimento através do ensino e da veiculação dos resultados de pesquisas em periódicos de primeira linha, eventos científicos nacionais e internacionais e intercambio de seus docentes e discentes.

Levantamento sistematicamente atualizado sobre as trajetórias profissionais dos ex-alunos demonstra que um terço dos egressos atua em docência, fundamentalmente de ensino superior. As opções seguintes têm sido pelo trabalho em órgãos governamentais e entidades produtoras de estatísticas; continuidade na formação acadêmica; atuação em agências internacionais de desenvolvimento.

Código do curso: 0681

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM DEMOGRAFIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2019 10 10 0
2020 10 10 0

Créditos para integralização: 48

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 10