DIREITO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Direito

Unidade acadêmica: Faculdade de Direito

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: https://pos.direito.ufmg.br/

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O curso de doutorado em Direito da UFMG, implantado em 1931, é o mais antigo em funcionamento no país. Com conceito 6 na avaliação da Capes, está entre os melhores do Brasil.

Sua produção científica é orientada pelas distintas bases teóricas da área de Direito e Justiça, segundo as premissas de interdisciplinaridade, inovação, transformação das realidades sociais e desenvolvimento, promoção dos direitos humanos, releituras críticas, humanistas, jusfilosóficas, internacionalistas e comparadas, observando-se os critérios da consistência com linhas e projetos de pesquisas e da formulação de contribuições qualitativas (e não reprodutivistas ou quantitativas) para área e sua comunidade científica.

Tradicionalmente reconhecido como exportador de doutores, contribuiu, com seus mais de 300 egressos, para a nucleação de boa parte dos programas de pós-graduação do país e para a educação jurídica brasileira.

Na última década, o curso estabeleceu como uma das suas metas a formação de doutores também para universidades estrangeiras. Para isso, dialoga institucionalmente com os melhores centros de excelência mundiais, contribuindo intensamente para a consolidação da UFMG como instituição de ponta no sistema federal de educação.

Código do curso: 1181

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 22/04/2020

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM DIREITO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 72 66 6
2024 83 83 0

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8