EDUCAÇÃO - CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação

Unidade acadêmica: Faculdade de Educação

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programa: http://www.posgrad.fae.ufmg.br...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1991, o doutorado Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG contribuiu para ampliar a reflexão e a investigação sobre o fenômeno educativo, já desenvolvidas desde 1971, pelo Programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação, no curso de mestrado. Tal contribuição se deu mediante a implementação de uma inovadora experiência pedagógica e de ensino, em resposta a novas condições socio-históricas e a mudanças no perfil do aluno e em suas expectativas.

O doutorado forma pesquisadores no campo da educação para a carreira acadêmica e habilita, para o exercício da reflexão, profissionais de gestão, planejamento e avaliação de políticas públicas no campo da educação.  É também objetivo do curso restituir a professores a dimensão da complexidade de sua atividade profissional, incentivando e instrumentalizando sua disposição para a pesquisa articulada com sua atuação na docência na educação básica e/ou no ensino superior.

Assim, o Programa qualifica professores que atendam à expansão do ensino superior na área de educação; prepara pesquisadores capazes de realizar estudos e análises de questões educacionais; forma profissionais que possam responder às demandas de desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro; forma agentes pedagógicos compromissados com a superação dos problemas educacionais brasileiros, numa linha de criação e inovação, com efeitos sociais multiplicadores.

De modo especial, o curso tem privilegiado a análise de questões que se referem à articulação entre educação, cultura, trabalho e sociedade.

Código do curso: 2881

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 30/09/2019

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 76 76 0
2024 65 65 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8