BIOINFORMÁTICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programa: http://www.pgbioinfo.icb.ufmg....

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Núcleo de excelência em bioinformática, referência nacional e internacional, o Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG oferece desde 2003 o curso de doutorado em Bioinformática.

A bioinformática é estratégica no desenvolvimento de projetos multidisciplinares envolvendo as áreas de ciências biológicas e da computação e para a formação de profissionais que possam contribuir com a inclusão do país na fronteira moderna da pesquisa mundial. É agregadora de conhecimentos de matemática, estatística, física e química na solução de problemas biológicos.

O curso forma doutores capazes de desenvolver projetos de investigação científica de forma independente, produzir novos conceitos, gerar inovação tecnológica e atuar como docentes em graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu e em cursos avançados na área de bioinformática.

Retrato dessa multiplicidade de campos, o doutorado em Bioinformática da UFMG é fruto de parceria entre os departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI) e de Ciência da Computação (DCC) juntamente com cinco outros departamentos pertencentes aos institutos de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas e à Escola de Engenharia.

Sediado no Departamento de Bioquímica e Imunologia, o Programa tem importante papel no avanço da capacidade de utilizar a bioinformática como instrumento para a utilização racional dos dados biológicos disponíveis e dos que têm sido produzidos no país e na própria UFMG. Assim, o Doutorado tem contribuído para uma inserção significativa do Brasil na chamada era pós-genômica, de transformação da informação genômica em conhecimento científico e tecnológico.

Levantamento recente mostra que 91,6% dos egressos do Doutorado são professores e pesquisadores, incorporados em universidades e institutos federais, com dedicação à pesquisa e à docência. 

Código do curso: 2191

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM BIOINFORMÁTICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2020 25 25 0

Créditos para integralização: 31

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8