CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Unidade acadêmica: Escola de Ciência da Informação

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://ppgci.eci.ufmg.br/o-pro...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1997, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, o curso de Doutorado em Ciência da Informação da UFMG tem por objetivo formar profissionais com capacidade para privilegiar a interlocução entre informação, mediações e cultura, congregando de maneira transversal e explícita as contribuições da arquivologia, da biblioteconomia e da museologia na priorização de uma agenda de preocupações para a Ciência da Informação que tenha como eixo a compreensão da produção, da interpretação e do uso de registros humanos, envolvendo as interações entre os diferentes atores sociais.

O campo da Ciência da Informação confronta-se com a urgência em refletir sobre os fenômenos informacionais dos ponto de vista do acesso, da produção e compartilhamento do conhecimento, das práticas socioculturais e dos aspectos técnicos e tecnológicos.

Desse ponto de vista, compreende-se que os fenômenos informacionais aos quais a Ciência da Informação se dedica estão associados, em maior ou menor grau, à expressividade e viabilidade tecnológica e se fazem notar em diferentes contextos sociais. Por essa razão, o campo não pode fugir à responsabilidade de, ao estudar as questões informacionais na interface com a sociedade, dedicar igual atenção aos desdobramentos tecnológicos a elas integrados.

Além disso, as tecnologias da informação e comunicação em rede passaram a integrar, praticamente, todas as instâncias da vida. A ambivalência das tecnologias digitais e de seus desdobramentos na sociedade (realidade aumentada, internet das coisas, big data, redes sociais, consumo digital, economia do conhecimento, vigilância cibernética, herança cultural digital, dentre outros) formam redes dinâmicas, densas e plenas de efeitos culturais e sociais inauditos, que se manifestam como fenômenos informacionais complexos, e devem ser privilegiadas no contexto da pós-graduação em ciência da informação.

O Doutorado em Ciência da Informação tem nota 6 na avaliação da Capes.

Código do curso: 0481

Período da versão: 2021/1

Aprovação: 25/05/2021

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 20 0
2024 16 16 0

Créditos para integralização: 20

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8