NEUROCIÊNCIAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Neurociências

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas e outras unidades

Área de conhecimento: Interdisciplinar

Site do programa: http://www.neurocienciasufmg.c...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Devido ao caráter interdisciplinar do programa no qual se insere o doutorado em Neurociências da UFMG, seus alunos são expostos a uma gama ampla de saberes que abrange disciplinas em campos como ciências biológicas, farmacologia, psicologia, linguística e técnicas de laboratório.

Tal diversidade de saberes permite que os projetos de investigação produzidos no curso sejam guiados por uma visão integradora do conhecimento científico, a exemplo de projetos de criação de modelos computacionais desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores da ciência da computação e por neurocientistas.

Fruto de um programa inovador, o curso contribui para a compreensão de fenômenos neurobiológicos, fisiológicos e patológicos, de interesse da comunidade científica nacional e internacional, ao formar doutores qualificados que usem abordagem multidisciplinar, no campo das neurociências. 

O doutorado recebe profissionais de diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas e exatas, e não apenas das áreas biológicas e da saúde, o que propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa com interfaces entre diferentes subáreas das neurociências, considerando-se que a complexidade das questões sobre o funcionamento do cérebro e as lacunas sobre os mecanismos biológicos dos fenômenos comportamentais exigem projetos multidisciplinares. 

Tal caráter interdisciplinar leva à formação de profissionais com sólido conhecimento dos aspectos básicos do comportamento humano, utilizando aspectos da biologia e de processos comportamentais.

Código do curso: 2192

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM NEUROCIÊNCIAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 20 0
2024 20 20 0

Créditos para integralização: 30

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8