ESTUDOS DO LAZER

Voltar para o início

Nome do programa: Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Estudos do Lazer

Unidade acadêmica: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Área de conhecimento: Interdisciplinar

Site do programahttp://www.eeffto.ufmg.br/eeff...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 2012, o doutorado em Lazer da UFMG recebe inscrições de candidatos oriundos de vários estados do país e graduados em áreas como administração, arquitetura, assistência social, ciências sociais, dança, economia doméstica, educação física, fisioterapia, geografia, história, lazer, psicologia, teatro, terapia ocupacional e turismo.

Com forte impacto regional, o doutorado tem contribuído para consolidar a produção de conhecimentos sobre o lazer no Brasil, tendo sido o primeiro especifico na América Latina sobre a temática.

O curso é comprometido com uma sólida formação profissional e acadêmica, aliada à sensibilidade social de reconhecimento do lazer como princípio de construção de cidadania e potencial para concretizar ações comprometidas com a inclusão e a responsabilidade social.

Para alcançar tal finalidade, professores e alunos têm buscado aprofundar estudos e realizar pesquisas interdisciplinares que envolvem reflexões críticas e sistemáticas sobre a produção de conhecimento e as práticas culturais de lazer nos contextos brasileiro e latino-americano. Assim, procuram compreender as determinações dessas práticas, vinculando-as às dimensões sociais, históricas, políticas, econômicas, psicológicas e culturais. 

A formação dos alunos se beneficia também de permanentes intercâmbios com universidades estrangeiras, pesquisas colaborativas envolvendo equipes de diferentes países e universidades, e de articulações internacionais como as que se realizam no âmbito do Grupo Montevideo e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Os egressos do curso estão aptos a prestar assessoria a órgãos públicos, empresas privadas e instituições do terceiro setor, além de desenvolver formas qualificadas de intervenção nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, com responsabilidade e ética.

Código do curso: 1282

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ESTUDOS DO LAZER

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2020 19 0 19

Créditos para integralização: 38

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8